Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Eproc contará com novas classes processuais criminais no TRF4

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    Os processos eletrônicos criminais do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) estarão mais completos em breve. Amanhã (20/8), a partir das 10h, um encontro marca a apresentação no tribunal de novas classes processuais criminais no eproc. Será disponibilizado também para o segundo grau o ingresso eletrônico de inquéritos, ações penais e outros incidentes.

    Essas classes processuais já tramitavam eletronicamente no primeiro grau e em breve passarão a constar também no TRF4, como já acontece na Justiça Federal dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

    A principal vantagem é a celeridade também no segundo grau. O processo migra da Justiça Federal para o tribunal sem ter que alterar o suporte, de eletrônico para físico. Tudo tramita direto no eproc, online, explica o juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli, coordenador do eproc.

    Na prática, o meio eletrônico nos dois graus de jurisdição da Justiça Federal da 4ª Região vai garantir mais agilidade principalmente nas ações penais nas quais a competência é alterada para o TRF4 em função do foro privilegiado de determinadas partes, como deputados, prefeitos e magistrados. Essa situação é comum e ocorreu recentemente em grandes ações deflagradas pela Polícia Federal (PF).

    Com a disponibilização dessas classes criminais no processo eletrônico, haverá uma diminuição significativa do tempo processual no tribunal, pois a PF passa a atuar no inquérito já utilizando o eproc, assim como o Ministério Público Federal (MPF) na ação penal originária. O processo eletrônico permite o compartilhamento online das informações, diminuindo o tempo de circulação física dos documentos entre as instituições. Outra vantagem é a garantia de níveis de sigilo processual também no segundo grau.

    O Encontro sobre Processos Eletrônicos Criminais do TRF4 começa às 10h de amanhã (20/8), no Auditório do tribunal, e contará com a participação de magistrados e servidores, de primeiro e segundo graus, que atuam na área criminal, além de representantes da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Polícia Federal e Ministério Público Federal dos estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eproc-contara-com-novas-classes-processuais-criminais-no-trf4/134379718

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)