Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Equador autoriza porte de armas a civis DEVIDO ao estado de emergência na segurança do PAÍS.

Publicado por Webert Dixini Miranda
ano passado

Equador decreta emergência e autoriza porte de armas a civis

Guillermo Lasso alega aumento da criminalidade e da insegurança; governo atribui ataques recentes a quadrilhas de narcotraficantes

O presidente do Equador, Guillermo Lasso (foto), anunciou em transmissão na televisão a autorização do porte de armas por civis, alegando aumento da criminalidade e da insegurança.


Também será permitido portar e usar latas de spray de pimenta como meio de autodefesa. A fabricação, o registro e a posse de armas caseiras, porém, seguem proibidos.

Ao longo dos últimos meses, centenas de detentos foram mortos em presídios. O governo atribui os ataques a quadrilhas de narcotraficantes.

“Temos um inimigo comum: pequenos crimes, tráfico de medicamentos e crime organizado“, escreveu Lasso no Twitter.

O presidente declarou ainda estado de emergência na cidade portuária de Guayaquil, onde a mesma medida já havia sido tomada três vezes no ano passado.

O TEXTO acima foi divulgado pelo canal de notícia OANTAGONISTA. Em um dos comentário o leitor descreve:

"Queria muito que o Brasil fosse um grande exemplo para os países da América Latina, mas está ocorrendo o contrário, estamos seguindo os exemplos desses países"terra sem leis"."

Já em outro comentário outro leitor cosigna: "Já aqui [Brasil] é o contrário. Persegue-se quem tem arma registrada e dá liberdade aos bandidos para que usem as suas."


HISTÓRICO

ATUALMENTE o Equador é o país da América Latina onde os cidadãos se sentem mais inseguros. Cinco anos atrás, o Equador estava entre os países da região onde os cidadãos se sentiam mais seguros.

O Equador é o país da América Latina onde os cidadãos se sentem mais inseguros nas ruas à noite, aponta uma pesquisa Gallup divulgada nesta sexta-feira.

Quase dois a cada três (64%) equatorianos consultados em 2022 disseram que não se sentem seguros andando sozinhos à noite onde moram, enquanto 35% se sentem, destacou a empresa de pesquisas de opinião americana, que atribuiu esses números à escalada da violência dos grupos criminosos, ao narcotráfico e aos distúrbios.

Cinco anos atrás, o Equador estava entre os países da região onde os cidadãos se sentiam mais seguros (52%), e a Venezuela obtinha o pior resultado, lembrou a Gallup. A percepção na Venezuela melhorou em 2022, com 53% das pessoas se sentindo inseguras andando sozinhas à noite, contra 67% no ano anterior.

Situado entre os dois maiores produtores de cocaína do mundo - Colômbia e Peru - , o Equador se tornou um centro nevrálgico do comércio mundial de drogas.

“O auge da produção de cocaína na Colômbia, os cortes nos orçamentos penitenciários e a extinção do Ministério da Justiça, entre outros fatores, tornaram o Estado equatoriano menos capaz de controlar os efeitos do narcotráfico internacional”, explicou a Gallup.

As taxas de criminalidade e a população carcerária dispararam. Segundo dados oficiais, o índice de homicídios subiu para 25 a cada 100 mil habitantes em 2022, frente a 14 em 2021.

Centenas de presos foram assassinados, uma dezena de policiais morreram devido à violência das gangues e alguns equatorianos viram corpos decapitados pendurados em pontes, o que levou o presidente conservador, Guillermo Lasso, a decretar estado de emergência.

A confiança dos equatorianos na polícia local e no sistema judicial caiu para os níveis mais baixos em mais de uma década. Segundo a pesquisa, cerca de dois a cada cinco (41%) equatorianos confiavam na polícia local em 2022, e 24%, na Justiça.


INCENTIVO A ALTA CULTURA, FACILITAÇÃO DO INGRESSO DE ARMAS LEGAIS NA SOCIEDADE, RESPEITO, EDUCAÇÃO E DIVERSÃO COMO A CAÇA ESPORTIVA GERA UMA COMUNIDADE CONSCIENTE. A omissão ou restrição do uso de armas legais é o inverso, incentiva as armas ilegais e coloca a população refém dos detentores de armas ilegais, dos que ficam à margem da lei.

Conforme noticiado pelo portal The Conversation, curiosamente, as sociedades europeias com taxas de posse de arma próximas às dos EUA, em termos de proprietários de armas para cada 100 pessoas (mas com rifles e espingardas de caça, em vez de pistolas), como a Finlândia e a Noruega, estão entre as sociedades mais seguras internacionalmente em relação à violência armada.

Os pesquisadores falam sobre culturas de armas "civilizadas" e "descivilizatórias" — culturas em que a posse de armas está associada a valores tradicionais de respeito e responsabilidade, e outras em que a disponibilidade de armas em grande parte capacita os criminosos e desequilibrados, aumentando a violência e o caos.

Altos níveis de coesão social, baixas taxas de criminalidade e altos níveis de confiança na polícia e nas instituições sociais internacionalmente parecem reduzir os níveis de homicídio por arma de fogo.

.

Fontes:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61633760

https://cidadeeducadora.net/noticias/capa/armas/

https://oantagonista.uol.com.br/mundo/equador-decreta-emergenciaeautoriza-porte-de-armasacivis/

https://www.folhape.com.br/noticias/equadoreo-pais-da-america-latina-onde-os-cidadaos-se-sentem-ma...

  • Sobre o autorEmpresário Individual e Advogado.
  • Publicações140
  • Seguidores309
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações247
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/equador-autoriza-porte-de-armas-a-civis-devido-ao-estado-de-emergencia-na-seguranca-do-pais/1804854523

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)