Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Escócia proíbe exploração de animais selvagens em circos itinerantes

    Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

    A Escócia se tornará o primeiro país do Reino Unido a proibir o abuso de animais selvagens em circos itinerantes e a decisão tem sido comemorada por alguns ativistas pelos direitos animais.

    A primeira-ministra do país Nicola Sturgeon apresentou seus planos no Parlamento na última terça-feira (6), que incluem a introdução da Lei de Animais Selvagens em Circos.

    A nova lei ocorre após uma votação pública realizada há dois anos, em que 98% da população aprovou a proibição. Em 2014, também foi revelado que cinco grandes felinos – três tigres e dois leões – eram mantidos em pequenas jaulas em uma fazenda no nordeste do país até mesmo durante o inverno.

    Imagens que mostraram os animais exibindo comportamentos estereotipados causaram alvoroço e chamaram a atenção para a crueldade da indústria de entretenimento.

    “Os animais abusados em circos enfrentam uma série de restrições em todos os aspectos de suas vidas – espaços extremamente apertados, ambientes estéreis. Suas vidas são tediosas e angustiantes. Frequentemente, eles são espancados e passam quase toda a sua vida na estrada”, declarou Devon Prosser, da Animal Defenders International, elogiando a nova lei.

    Segundo o Sputinik News, Rosser acrescentou que hoje o resto do Reino Unido se inspire no exemplo da Escócia: “Esperamos que a Inglaterra e o País de Gales sigam o mesmo caminho. Em 2012, o governo anunciou sua intenção de proibir o uso de animais selvagens em circos na Inglaterra”.

    A proibição de animais selvagens também é apoiada pela Federação dos Veterinários da Europa que pediu às nações que “proíbam o uso de mamíferos selvagens em circos itinerantes em toda a Europa uma vez que suas necessidades fisiológicas, mentais e sociais não podem ser de forma alguma adequadamente atendidas”.

    Nota da Redação: A nova lei escocesa é importante, mas, infelizmente é apenas uma medida paliativa para combater a crueldade da indústria de entretenimento. A exploração de animais em circos é terrível e, não apenas os animais selvagens, como todas as espécies devem ser libertadas da tortura imposta por estabelecimentos gananciosos e desumanos. Esta lei deve ser apenas um passo para construirmos um mundo de paz em que mais nenhum animal será abusado e obrigado a entreter o público.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações99
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escocia-proibe-exploracao-de-animais-selvagens-em-circos-itinerantes/381958115

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)