Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Escola Judicial do TRT-15 capacita tutores para auxiliar unidades de primeira instância

    Por Ademar Lopes Junior

    "Construir um plano de curso que tenha por finalidade atender às demandas formativas relacionadas a conhecimentos e competências inerentes ao trabalho nas unidades de primeira instância". Com esse objetivo, a assessora da Escola Judicial do TRT-15, Lara de Paula Jorge, apresentou na manhã desta segunda-feira, 25/2, o primeiro curso de "Formação de Tutores para o Programa Qualifica 1º Grau" aos 14 servidores de primeira instância que se tornarão tutores virtuais em quatro perspectivas de atuação: calculista, secretário de audiência, oficial de justiça e diretor de secretaria.

    Com duração de 14 horas-aula, o curso se estende até terça-feira, 26/2, e tem como principal meta, além da formação pedagógica dos tutores, a construção de planos de curso, alinhados aos padrões da Ejud, que sejam capazes de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências necessárias ao exercício de funções específicas nas unidades de primeira instância.

    Na programação, estão previstas abordagens de princípios de Pedagogia do Trabalho, além da própria elaboração de um plano de curso e de material didático, com posterior validação pelo grupo de tutores. Segundo o servidor da Ejud Isaías Clemente, o curso é inédito na Justiça do Trabalho.

    Um projeto inovador

    De acordo com a assessora Lara de Paula Jorge, a ideia de se criar um projeto de qualificação de servidores diretamente nas unidades de trabalho é de 2015, mas somente em 2017 conseguiu se concretizar, após um plano piloto conduzido pelo servidor Isaías Clemente. Naquele ano, foram 16 unidades visitadas, e com base nesses encontros, após uma "leitura de cenário", Clemente detectou os problemas mais recorrentes nas queixas da primeira instância. Com a realização do primeiro curso de formação de tutores para o Programa Qualifica 1º Grau, a direção da Escola espera conseguir não só formadores capazes de reproduzir conhecimentos, como também servidores com mais sensibilidade, dispostos a disseminar práticas ágeis e eficientes, com visão sistêmica e colaborativa.

    As unidades de primeiro grau interessadas em recepcionar o programa deverão encaminhar mensagem para o e-mail escolajudicial@trt15.jus.br, manifestando o interesse e especificando a necessidade. O programa poderá ser desenvolvido por atividade presencial, no caso de nivelamento de toda a equipe de trabalho ou por tutoria remota, nos casos de necessidades formativas relacionadas ao trabalho do Diretor de Secretaria, Secretário de Audiência, Calculistas e Oficiais de Justiça.

    • Publicações8277
    • Seguidores631949
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações80
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escola-judicial-do-trt-15-capacita-tutores-para-auxiliar-unidades-de-primeira-instancia/680181982

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)