Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Escola Judiciária Eleitoral dá início ao Programa Voto Consciente 2013

    O Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz membro do Pleno, Samuel Franco Dalia Júnior, realizou a primeira reunião do ano com os diretores das escolas públicas onde será implantado o Programa Voto Consciente 2013.

    Desde 2011, quando o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso assinou Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Educação, a Justiça Eleitoral vem realizando a cada ano eleições paralelas não oficiais nas escolas públicas estaduais, com o objetivo de formar consciências cidadãs e fomentar a discussão acerca do voto consciente.

    Neste ano a ação educativa de estímulo ao exercício da cidadania será executada em cinco escolas públicas estaduais (Francisco Alexandre Ferreira Mendes, André Luiz da Silva Reis, Fernando Leite de Campos, Nilo Póvoas e Escola Tiradentes, da Polícia Militar).

    Durante a reunião o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Samuel Franco Dalia Júnior, disse se sentir honrado em conduzir o Programa Voto Consciente e destacou a importância do envolvimento dos jovens nas discussões políticas do país. Samuel Franco também ressaltou que a Justiça Eleitoral cumpre importante papel de fomentadora das discussões acerca da qualidade do voto e suas conseqüências para a coletividade.

    Participaram da reunião os diretores Liliane Rita de Arruda Curvo, Kássio César Carvalho da Silva, Reginaldo Francisco do Amaral, José Donizetti Ribeiro e o major PM Sebastião Carlos Rodrigues da Silva.

    De acordo com a secretária da Escola Judiciária Eleitoral, Janis Eyer Nakahati, na próxima semana começam as reuniões com os professores e coordenadores das escolas que vão trabalhar diretamente com os alunos.

    Saiba como funciona o Programa Voto Consciente

    Cada escola vai indicar cinco alunos para representar os cinco partidos políticos que disputarão as eleições. Os nomes dos partidos remetem a políticas públicas: Partido da Ética e da Cidadania; Partido da Educação e do Meio Ambiente; Partido da Cultura, Esporte e Lazer; Partido do Respeito à Diversidade; e Partido do Direito à Vida e à Saúde.

    A Justiça Eleitoral orienta todas as etapas das eleições nas escolas, desde o registro de candidaturas, alimentação dos dados nas urnas (que são fornecidas pelo TRE), campanhas eleitorais, votação e diplomação dos eleitos. E todas as ações devem seguir a legislação vigente que norteia as eleições oficiais. O diploma aos partidos eleitos é entregue pela Escola Judiciária Eleitoral.

    Nos anos anteriores, o envolvimento dos alunos atingiu toda a comunidade escolar, incluindo os moradores da vizinhança. No final do processo, eles escolhem a política pública prioritária para a comunidade.

    • Publicações4539
    • Seguidores284484
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escola-judiciaria-eleitoral-da-inicio-ao-programa-voto-consciente-2013/100464018

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)