Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Escolas recebem na ALRS o Prêmio Educacional Leonel de Moura Brizola

    Em solenidade realizada na noite desta segunda-feira (7), no Memorial do Legislativo, o presidente da Assembleia, deputado Edegar Pretto (PT), participou da entrega do Troféu Educacional Governador Leonel de Moura Brizola a 19 escolas das redes públicas estadual e municipal.

    Edegar saudou e agradeceu a presença dos parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, diretores de escolas agraciadas, professores, coordenadores regionais de educação e alunos, que se deslocaram de diversos municípios gaúchos para prestigiar o evento. Ele sublinhou que a distinção é o resultado do trabalho desenvolvido pelas escolas, mas também um momento de reconhecimento ao grande líder Leonel de Moura Brizola, que dedicou boa parte de sua vida à bandeira da educação.

    O presidente destacou que na sua gestão foram escolhidas causas que são do interesse dos gaúchos e gaúchas, independentemente de partido político, como é o tema da educação. E uma das causas é a questão da educação, por acreditar que teremos uma boa educação pública, voltada exatamente para filhos e filhas de trabalhadores, que necessitam do serviço público, onde possa existir uma estrutura adequada e professores valorizados para que desenvolvam as potencialidades dos alunos e das comunidades, salientou.

    Edegar demostrou preocupação com os cortes de gastos impostos pelo governo federal, especialmente com relação aos institutos federai de educação, que sofrem redução de 30% no orçamento destinado a investimentos. “Nós incluímos como uma das grandes causas da Assembleia Legislativa, não só conversar e debater, mas formar uma unidade para impedir retrocessos na educação do nosso país”, sublinhou o presidente ao enaltecer o esforço individual de cada docente, diretores e coordenadores de educação, comunidade escolar e dos alunos para superação das dificuldades enfrentadas.

    Ao recordar o trabalho desenvolvido pelo Parlamento, Edegar destacou que tramita na Casa um projeto que inclui no currículo das escolas públicas uma disciplina que trata da igualdade de gênero, o direito igual para homens e mulheres. “Homens e mulheres somos de uma sociedade igual e precisamos de um esforço coletivo e modificar para melhor esta sociedade, deixando este legado para os pequenos, que estão vindo depois de nós”.

    “Aqui deixamos o reconhecimento daqueles que lutaram antes de nós, como Leonel de Moura Brizola, justamente no primeiro prédio da Assembleia Legislativa, hoje Memorial do Legislativo, que foi todo reformado também para homenagear tantos líderes que por aqui passaram, como Bento Gonçalves e Getúlio Vargas e tantos outros que são nossos heróis gaúchos e nacionais. Escolhemos justamente este lugar para acolher com muito carinho a todos vocês, parabenizá-los e dizer que não desistam de lutar pela educação”, sublinhou Edegar ao reafirmar o empenho da Assembleia Legislativa para fazer o Rio Grande e o Brasil melhor para todos.

    O deputado Gilmar Sossella (PDT), proponente da premiação, destacou que a iniciativa da criação da distinção foi justamente de valorizar aquilo que para os trabalhistas representa muito, que é a questão da educação. Ele lembrou o educador Darci Ribeiro e o legado de Leonel de Moura Brizola, seja na construção de 6.302 escolas no estado em apenas quatro anos de governo no rio Grande do Sul, seja no nos CIEPS no rio de Janeiro, sempre defendendo a educação integral de qualidade para todos como forma de emancipação da sociedade brasileira. “Esta homenagem é mais que um reconhecimento da Assembleia Legislativa, mas distingue as 19 melhores escolas do Rio Grande do Sul, escolhidas pela avaliação do Ministério da Educação. Por isso parabenizamos diretores, professores, CPMs, pais, alunos, dirigentes e servidores, para que as demais instituições de ensino se espelhem e se faça a grande transformação da nossa sociedade”, arrematou Sossella.

    Instituições premiadas

    ESTADUAL - SÉRIE INICIAL

    1º LUGAR - empatadas com nota 7,8

    • ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA DA PAZ – Campinas do Sul
    • ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ORESTES MANFRO – São Marcos
    • INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR DIEHL – Quarai

    2º LUGAR com nota 7,7

    • INSTITUTO ESTADUAL TIRADENTES – Nova Prata

    3º LUGAR – empatadas com nota 7,6

    • ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR ANTONIO BARELLA – Novo Machado
    • ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AFONSO PENA – Frederico Westphalen

    ESTADUAL – SÉRIE FINAL

    1º LUGAR – com nota 6,6

    • ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ORESTES MANFRO – São Marcos

    2º LUGAR – com nota 6,2

    • COLÉGIO ESTADUAL VICENTE DE CARVALHO – Dois Lajeados

    3º LUGAR – Empatadas com nota 6,1

    • COLÉGIO ESTADUAL MONSENHOR PERES – Vista Alegre do Prata
    • ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL EDISON QUINTANA - Ibirubá
    • ESCOLA EESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR FIRMINO CARDOSO JÚNIOR – São Pedro do Sul
    • ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA - Ijuí

    MUNICIPAL - SÉRIE INICIAL

    1º LUGAR – com nota 8,7

    • ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA CRUZ - Farroupilha

    2º LUGAR – com nota 7,9

    • ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VINTE E CINCO DE JULHO – Picada Café

    3º LUGAR – com nota 7,8

    • ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARQUÊS DO HERVAL – Campo Bom

    MUNICIPAL - SÉRIE FINAL.

    1º LUGAR – com nota 7,2

    • ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA CRUZ - Farroupilha

    2º LUGAR – com nota 6,5

    • ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ÁGUAS BRANCAS – Três Coroas

    3º LUGAR – empatadas com nota 6,4

    • ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUCIA MOSSMANN – Campo Bom
    • ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA – Campo Bom

    Leonel de Moura Brizola

    Leonel de Moura Brizola nasceu em carazinho (RS) em 22 de janeiro de 1922, foi engenheiro civil, prefeito de Porto Alegre, deputado estadual e governador do Rio Grande do Sul, deputado federal pelo Rio Grande do Sul e pelo extinto estado da Guanabara e duas vezes governador do Rio de Janeiro.

    Como prefeito de Porto Alegre, eleito em 1955, marcou a sua gestão pela construção de escolas primárias e melhoria nos transportes coletivos da cidade.

    Em outubro de 1958, foi eleito governador gaúcho, com mais de 55% dos votos. Empossado em janeiro de 1959, criou a Caixa Econômica Estadual e adquiriu o controle acionário do Banco do Rio Grande do Sul. Criou a Aços Finos Piratini e a Companhia Rio-grandense de Telecomunicações e pressionou o governo federal a instalar uma refinaria no Estado. Encampou a Companhia Telefônica Rio-Grandense, uma subsidiária da ITT. No setor de educação, construiu 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas e 131 ginásios e escolas normais.

    Durante seus dois mandatos como governador do Rio de Janeiro (1983-1987 e 1991- 1994), Brizola pôs em prática seu projeto de maior repercussão na educação, os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), acompanhado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Os Cieps eram escolas de ensino integral, que contavam com salas de aula, refeitórios, ginásios poliesportivos, bibliotecas, alojamentos e assistência médica e odontológica.

    Saiba mais sobre a distinção

    A premiação foi criada em 2009 (Resolução nº 3035/2009) para destacar as escolas das redes públicas estadual e municipal do RS que obtiverem as melhores notas, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), apurado pelo Ministério de Educação.

    A distinção leva o nome de Leonel Brizola por sua trajetória de luta pela educação de qualidade. Durante os seus governos no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, ele realizou a construção de modelos de escolas públicas, a fim de proporcionar acesso universal ao ensino, como fator estruturante para a justiça e o desenvolvimento social.

    Presenças

    Também participaram da solenidade o diretor do Departamento de Cultura da ALRS, Luiz Carlos Barbosa da Silva, a coordenadora da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, Neuza Silva Soares, a representante da Secretaria Estadual de Educação, Maria do Carmo Misetti, o prefeito de Três Coroas, Orlando Teixeira dos Santos Sobrinho; de Campo Bom, Luciano Orsi; de Vista Alegre do Prata, Adair Zeca; de Farroupilha, Claiton Gonçalves; as diretoras e diretores das escolas agraciadas, Flávia Zanfeliz Zangalli, Andrea Denise Dienstmann, Deise Maria da Costa Stayer, Iara Gaspareto Rebelatto, Daniela Polidoro, Carla Adriana Granez Salines, Claudia Campos Reginato, Edegar Sippert, Claidecir Luis Frizon, Nelina da Silva Franzen, Cintia Almeida, Lizandra Patrícia Gotlieb, Noli Renostro, Marleide Breitenbach, Luciane Dalla Porta Aita e Sandra Weber.

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escolas-recebem-na-alrs-o-premio-educacional-leonel-de-moura-brizola/485892967

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)