Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Escolas terão que instalar câmeras de segurança

Publicado por Camila Moreira
há 11 anos

A Câmara do Rio derrubou ontem um veto do prefeito Eduardo Paes a um projeto de lei da vereadora Rosa Fernandes (PMDB), de novembro de 2011, que estabelece que todas as 1.076 Escolas da rede municipal de Ensino são obrigadas a instalar câmeras de segurança para registrar imagens das principais áreas internas e de acesso.

O texto diz que cada unidade precisa ter, no mínimo, dois equipamentos, mas o número deve ser definido de acordo com a quantidade de Alunos e funcionários. Atualmente, segundo a Secretaria municipal de Educação, 462 colégios - menos da metade - possuem o sistema de monitoramento.

Com o veto, a lei segue para a promulgação. A prefeitura, que não quis comentar a nova regra, terá de cumpri-la ou entrar na Justiça contra o texto. Os 32 vereadores que estavam presentes no plenário votaram a favor da derrubada do veto. O curioso é que a própria Rosa Fernandes não compareceu.

- Tive a ideia do projeto na época da chacina na Escola de Realengo. O fato de haver câmeras que registraram tudo foi fundamental. Além de inibir vandalismo, é importante ter documentado, registrado, quem transita por essas unidades. Não será um custo alto e o próprio colégio tem autonomia para pequenos investimentos - alegou a vereadora.

CPI: reunião na terça
Ontem, o dia foi agitado na Casa. O vereador Eliomar Coelho (PSOL) penou para conseguir um local onde o público possa ter acesso para realizar a primeira reunião da CPI dos Ônibus. Ao fim do dia, ficou enfim definido para às 10h da próxima terça-feira, no salão nobre, o encontro entre os cinco membros que irá definir os cargos na comissão.

- Foi difícil conseguir um local, mas não é isso que irá nos abalar - garantiu Eliomar.

A surpresa do dia ficou por conta do vereador Jorge Braz (PMDB), presidente da Comissão de Redação e Justiça e bispo licenciado da Igreja Universal. Apesar de ser da base do governo, ele fez um discurso pedindo a realização de uma CPI para apurar eventuais gastos públicos da prefeitura com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Acabamos de criar, no Brasil, especialmente no Rio, um apartheid religioso, e isso é muito ruim, isso é muito mau... Será que se fosse um evento espírita, se fosse um evento judaico, um evento evangélico, será que as nossas autoridades fariam o mesmo esforço?

  • Sobre o autorPedagoga
  • Publicações163
  • Seguidores213
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações174
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escolas-terao-que-instalar-cameras-de-seguranca/111826009

Informações relacionadas

Eliana Teixeira Dias, Advogado
Artigoshá 9 anos

Câmera de vigilância em escolas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)