Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Esdep promove o 1º Encontro entre as Defensorias de Família e o Nudem

    há 6 anos

    Na quinta-feira (28/06), defensores públicos em atuação na Defensoria de Famílias e Sucessões da Capital e na Defensoria Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violência (Nudem/BH) reuniram-se para trocar experiências e promover a integração entre as duas áreas.

    Realizada pela Escola Superior (Esdep), a atividade abriu o I Encontro Defensorias de Famílias, que continua nesta sexta (29/06).

    Ao iniciar os trabalhos, a diretora da Esdep, Hellen Caires Teixeira Brandão, destacou que o encontro foi promovido a pedido das defensoras públicas em atuação no Nudem, “que sentiram a necessidade de integrar as duas áreas, que estão interligadas”. Hellen Caires agradeceu a presença e a disponibilidade dos colegas defensores e colocou o espaço da Esdep à disposição dos defensores públicos para promoção de atividades ou reuniões.

    Segundo a coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violência, Maria Cecilia Pinto e Oliveira, a intenção do encontro foi “sintonizar, com os defensores que atuam na área da Família, os entendimentos, pedidos e outras providências, para que as assistidas mulheres em situação de violência sejam atendidas da melhor forma possível”.

    A coordenadora explicou que as defensoras em atuação no Nudem fazem as petições iniciais relacionadas com Direito de Família e esses processos são acompanhados pelos defensores da área da Família. “Por isso, queremos ouvir os colegas. Para saber se estamos fazendo as petições de maneira adequada, de acordo com os entendimentos mais atuais. Da mesma forma, nós, do Nudem, queremos falar sobre questões as quais os colegas devem atentar pois, quando os casos de violência doméstica chegam às varas de Família, eles têm peculiaridades”.

    O “1º Encontro entre as Defensorias de Família e o Nudem” contou com participação das defensoras públicas em atuação na Defensoria Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violência (Nudem/BH), Maria Cecilia Pinto e Oliveira, Samantha Vilarinho Mello Alves, Diana Fernandes de Moura e Renata Salazar Botelho; e dos defensores públicos da área da Família da Capital, Caroline Loureiro Goulart Teixeira (coordenadora), Carolina Aida Lopes Alves, Gabriel Freitas Maciel Garcia de Carvalho, Ana Cristina Cunha, Ana Paula Antunes Ferreira Ugimori, Graciela Diniz Pacheco, Juliana Barbosa Monteiro de Castro, Liliane Duarte Santana Brant, Lívia Matias de Souza Silva, Márcia Brasil, Rizzia Jardim Gontijo de Faria, Silvia Leonel Ferreira, Luciana Bar Infante Antunes Rabelo, Ana Sofia Rezende e Vanessa Cruz; os defensores públicos em atuação no interior, Gislene Dias Oliveira e Karina Roscoe Zanetti (Poços de Caldas), Adail Martins (Santa Luzia) e Raquel de Souza Pyramo Novaes (Contagem); além da coordenadora do Nudem/Montes Claros, Maísa Rodrigues da Silva.

    • Publicações7681
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esdep-promove-o-1o-encontro-entre-as-defensorias-de-familia-e-o-nudem/595531453

    Informações relacionadas

    Ana Paula Andrade, Bacharel em Direito
    Artigosano passado

    Os Impactos da Violência de Gênero:

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)