Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    eSocial passa a substituir Livro de Registro de Empregados

    Publicado por COAD
    há 4 anos

    Mais uma obrigação foi substituída pelo eSocial. A Portaria nº 1.195, de 30 de outubro de 2019, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, publicada hoje (31), passou a disciplinar o registro eletrônico de empregados e a anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) por meio do eSocial. Com isso, o Livro de Registro passa a compor o rol de obrigações já substituídas pelo eSocial.

    Até o momento, já foram substituídas as seguintes obrigações, para todos ou parte dos empregadores obrigados ao eSocial:

    Obrigações substituídas para todos os empregadores já obrigados ao eSocial

    1. CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (a partir de janeiro/2020);2. LRE - Livro de Registro de Empregados (para os que optarem pelo registro eletrônico);
    3. CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social

    Obrigações substituídas para parte dos empregadores já obrigados ao eSocial

    1. RAIS - Relação Anual de Informações Sociais (a partir do ano base 2019);2. GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (em relação às Contribuições Previdenciárias);
    3. GPS - Guia da Previdência Social

    OPÇÃO PELO REGISTRO ELETRÔNICO DE EMPREGADOS

    Apenas os empregadores que optarem pelo registro eletrônico de empregados estarão aptos à substituição do livro de registro de empregados. A opção pelo registro eletrônico é feita por meio do campo {indOptRegEletron} do evento S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público. Os empregadores que ainda não optaram pelo registro eletrônico poderão fazê-lo enviando novo evento S-1000.

    Os que não optarem pelo registro eletrônico continuarão a fazer o registro em meio físico. Nesse caso, terão o prazo de um ano para adequarem os seus documentos (livros ou fichas) ao conteúdo previsto na Portaria.

    Os dados de registro devem ser informados ao eSocial até a véspera do dia de início da prestação de serviços pelo trabalhador. Por exemplo, empregado que começará a trabalhar no dia 5 deverá ter a informação de registro prestada no sistema até o dia 4.

    INFORMAÇÕES PARA A CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

    Além do registro de empregados, os dados do eSocial também alimentarão a Carteira de Trabalho Digital. A CLT prevê o prazo de 5 dias úteis para a anotação da admissão na CTPS. Contudo, se o empregador prestar as informações para o registro de empregados, no prazo correspondente, não precisará informar novamente para fins da anotação da carteira: terá cumprido duas obrigações com uma única prestação de informações.

    PRAZOS PREVISTOS NA PORTARIA

    * Até que seja implantada a versão simplificada do eSocial, prevista para o primeiro semestre de 2020, as informações a serem prestadas até o dia anterior ao início das atividades do trabalhador são apenas as assinaladas no quadro.

    ** As informações de SST só integrarão o registro de empregados a partir do momento em que os eventos correspondentes estejam em produção.

    Atualização em 01/11/2019 - A portaria foi republicada em 01/11/2019 e o link no texto foi atualizado.

    FONTE: eSocial

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esocial-passa-a-substituir-livro-de-registro-de-empregados/776026180

    Informações relacionadas

    Andrea Camargo, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Tempo permitido para atraso no trabalho

    Aline Simonelli Moreira, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Como Comprovar que Trabalhei se minha Carteira de Trabalho foi Danificada?

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região TRT-2: XXXXX-95.2021.5.02.0034 SP

    Dr. Ebenezer Lima de Oliveira, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Importância da anotação da CTPS

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 4 meses

    Clt Comentada

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)