Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Espanha reagirá com "proporcionalidade" à expulsão de embaixador

    Publicado por Agência Brasil
    há 6 anos

    O ministro das Relações Exteriores da Espanha, Alfonso Dastis, disse que o país responderá "com proporcionalidade e reciprocidade à Venezuela" pela expulsão de seu embaixador em Caracas, Jesús Silva Fernández, ocorrida nesta quinta-feira (25). As informações são da EFE*.

    Na cidade de Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial, Dastis rechaçou as acusações de "ingerência" feitas pelo governo venezuelano, alegando que a Espanha, desde o princípio, só "ajudou o processo" de negociações entre governo e oposição da Venezuela.

    O chefe da diplomacia espanhola acrescentou que o presidente da República Dominicana, Danilo Medina, lhe pediu "fé no diálogo", e respondeu a ele que "a fé deve vir acompanhada de boas obras".

    Dastis disse que a Espanha tentou que o governo da Venezuela não se limitasse a fazer promessas, mas também as cumprisse. Dentro da União Europeia, a estratégia foi "buscar os meios de pressão e os incentivos para que houvesse uma negociação efetiva", explicou.

    Sobre as sanções impostas à Venezuela pelo bloco, o chanceler disse que elas foram decididas por unanimidade pelos 28 países-membros da UE. "Não foi uma questão só da Espanha", disse.

    "Está claro que temos que nos manter nessa linha, de apoio ao diálogo, mas somos céticos", continuou Dastis. O ministros afirmou que a Espanha tentará por todas as vias ajudar a melhorar a situação do povo venezuelano.

    As opções de atuação do governo espanhol após a expulsão do embaixador serão expostas amanhã no Conselho de Ministros. "O governo vai agir com proporcionalidade, é claro que vamos, mas também com reciprocidade", ressaltou Dastis, não respondendo à pergunta se pretende expulsar o embaixador venezuelano da Espanha.

    Quanto à busca de apoio dentro da UE, o chanceler indicou que a Venezuela tratou a questão como um assunto bilateral. "Portanto, teremos que tomar uma reação bilateral", explicou.

    *É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

    Edição: -
    • Publicações90686
    • Seguidores337
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/espanha-reagira-com-proporcionalidade-a-expulsao-de-embaixador/538622161

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)