Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Especialização aborda controle das infecções hospitalares

    O Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar, promovido pela Coordenadoria de Pós-graduação em Atenção à Saúde, realiza de 23 a 25 de março, o quarto módulo, cujo tema é “Segurança do Paciente �"A Farmácia Hospitalar e o Controle das Infecções Hospitalares”. As atividades, com carga horária de 30 horas, acontecem na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).

    Destinado aos farmacêuticos que atuam na Farmácia Hospitalar de hospitais públicos do Ceará e de outros estados, o IV Módulo, segundo a coordenadora do curso, Solange Dantas, vai habilitar os participantes em relação ao controle das infecções hospitalares em todos os aspectos e procedimentos estabelecidos, de acordo com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

    Neste módulo, os participantes do curso vão conhecer a legislação e os aspectos políticos e éticos das Infecções Hospitalares; a importância de um programa de controle e prevenção e a atuação do farmacêutico nesse contexto; conteúdo específico para uma participação efetiva na antibioticoterapia (a microbiologia aplicada ao controle das infecções hospitalares e à resistência bacteriana), além de obter informações sobre a utilização racional dos germicidas no âmbito hospitalar, bem como procedimentos de limpeza hospitalar, lavanderia e gerenciamento de resíduos.

    Qualificação

    Iniciado em 2008, o Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar tem como proposta contribuir com a modernização dos serviços farmacêuticos hospitalares, capacitando técnicos do Sistema Único de Saúde, como estratégia fundamental para o desenvolvimento da qualidade, eficiência e eficácia da Assistência Farmacêutica no Ceará.

    A coordenadora Solange Dantas disse que é necessário qualificar os farmacêuticos que trabalham nos hospitais para garantir que o medicamento esteja armazenado de forma adequada, distribuído na dose correta, conforme o ciclo logístico de seleção, aquisição, armazenamento, distribuição e acompanhamento. “Esses profissionais acompanham a farmacoterapia do paciente, a farmacovigilância (detecção de erros e reações adversas) e atuam no combate à infecção hospitalar, através do controle do uso dos antimicrobianos”, esclarece ela.

    Com duração de 360 horas-aula, o curso será realizado em 12 unidades modulares de 30 horas, em um prazo de 12 meses. A monografia deve ser defendida e aprovada em seis meses, a partir da conclusão da última unidade modular.

    Assessoria de Imprensa da ESP-CE

    Sheila Raquel (sheilaraquel@esp.ce.gov.br/ �"

    • Publicações1926
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/especializacao-aborda-controle-das-infeccoes-hospitalares/959360

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)