Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Espólio pode acionar diretamente a seguradora

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 13 anos

    A ministra Nancy Andrighi, da 3ª Turma do Superior Tribunal, decidiu que é possível a atuação direta de terceiro contra a seguradora, sem que ele figure no polo passivo da demanda. A seguradora alegou que não poderia ser cobrada por terceiro por conta de um acidente de trânsito, mas a ministra afirmou que é em favor dele que a importância segurada deve ser paga.

    A ação foi proposta pelo espólio de um taxista que teve seu veículo envolvido em acidente. A seguradora teria pago o conserto do carro, mas houve pedido para reparação dos lucros cessantes. A seguradora alegou, então, a ilegitimidade ativa do espólio e sua ilegitimidade passiva.

    O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul considerou a legitimidade ativa do espólio, mesmo com a morte do proprietário do veículo sendo anterior ao sinistro, pois a renda obtida com o táxi era repassada ao espólio. Esse entendimento foi mantido pelo STJ e a seguradora foi condenada a pagar cerca de R$ 6,5 mil por lucros cessantes.

    O contrato de seguro celebrado entre o segurado e a seguradora, ainda de acordo com o STJ, contém uma estipulação em favor de terceiro. Nancy disse que, sob uma perspectiva social, a interpretação contratual autoriza que a indenização seja diretamente reclamada por terceiro. Maximiza-se com a simplificação dos meios jurídicos pelos quais o prejudicado pode haver a reparação que lhe é devida.

    Para a ministra se a seguradora pode ser demandada diretamente, como devedora solidária por causa da obrigação de garantia, ela também pode ser demandada diretamente, sem que, obrigatoriamente, o segurado seja parte na ação.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/espolio-pode-acionar-diretamente-a-seguradora/2961041

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)