Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Está garantido seguro-desemprego em casos de rescisão em arbitragem em Goiás

    há 10 anos

    Goiânia, 20/03/2014 – Os trabalhadores do Estado de Goiás que efetuaram suas respectivas rescisões de contrato de trabalho através de sentença arbitral terão direito à liberação das parcelas do seguro-desemprego, graças à atuação da Defensoria Pública da União (DPU), que obteve da Justiça o deferimento da Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo defensor Pedro Paulo Gandra Torres.

    O Ministério do Trabalho e Emprego, ancorado em parecer de seu conselho jurídico, vinha negando o deferimento de pedidos de seguro-desemprego com base em rescisões de contrato de trabalho efetuadas em corte arbitral. Na ação, o defensor público federal evidenciou a ilegalidade da postura adotada pela União, demonstrando que o instituto da arbitragem é regulado por lei, tem por finalidade a ampliação do acesso à Justiça através de formas alternativas para a resolução de conflitos e não depende de interferência estatal para homologação de sua sentença, ou seja, é um ato eficaz e deve ter todos os seus efeitos produzidos.

    O Juiz Federal Bruno Teixeira de Castro deferiu o pedido de antecipação da tutela proposto na ACP. No caso em questão, a ação rebate também a alegação de que a rescisão deveria ser homologada perante sindicato ou autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego, por que, conforme já apontado, a sentença arbitral prescinde de homologação.

    Assessoria de Comunicação

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esta-garantido-seguro-desemprego-em-casos-de-rescisao-em-arbitragem-em-goias/114333284

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)