Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Estado de Alagoas deve custear tratamento de criança com autismo

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 8 anos

    O juiz Ney Costa Alcântara de Oliveira, da 28ª Vara Cível de Maceió (Infância e Juventude), determinou o bloqueio das contas do Estado de Alagoas, no valor de R$ 25.047,00, para o custeio do tratamento de uma criança com autismo. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (31).

    O tratamento, com duração de seis meses, consiste em 384 horas de terapia, sendo 16 por semana, junto à Associação de Amigos do Autista (AMA), 48 sessões de fonoaudiologia (sendo duas por semana) e matrícula na Escola Espaço Educar, que atende crianças com autismo.

    De acordo com os autos, a advogada da parte pediu o bloqueio dos recursos em virtude do descumprimento de uma decisão anteriormente concedida pela 28ª Vara Cível. Para o titular da unidade, o bloqueio é uma medida que deve ser determinada apenas em caráter excepcional, quando há nos autos comprovação de que o Estado não está cumprindo a obrigação de fornecer os medicamentos ou tratamentos pleiteados e quando essa demora acarreta risco à saúde e à vida dos demandantes.

    “No caso, é patente a desídia do Estado de Alagoas frente à ordem judicial emitida, podendo o mencionado descaso resultar em grave lesão à saúde ou mesmo pôr em risco a vida da parte autora”, afirmou Ney Alcântara.

    O representante do Executivo estadual, responsável pela retirada de alvarás concernentes a bloqueio de recursos para a aquisição de medicamentos, procedimentos médicos e/ou cirúrgicos, terá o prazo de 24 horas, após intimação, para comparecer à 28ª Vara Cível, retirar o alvará judicial no valor do montante bloqueado e realizar os pagamentos necessários para garantir o tratamento da criança.


    Matéria referente ao processo nº 0700416-92.2015.8.02.0090

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estado-de-alagoas-deve-custear-tratamento-de-crianca-com-autismo/318550235

    Informações relacionadas

    Alice Saldanha Villar, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Novo CPC admite a cobrança de honorários sucumbenciais omitidos em decisão transitada em julgado

    Ana Paula Dias, Advogado
    Modeloshá 6 meses

    Modelo de Petição - Plano de Saúde Autista

    Rone Souza Prudente, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Petição Inicial Custeio do Método ABA (autismo) pelo plano de saúde no Município de residência do consumidor.

    Pedro Salgueiro, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Ação Autônoma de Honorários Sucumbenciais

    Tribunal de Justiça do Paraná
    Notíciashá 4 anos

    Justiça determina que o Estado custeie o tratamento de uma criança autista

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)