Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Estado indenizará proprietário de veículo apreendido

    há 13 anos

    O automóvel foi vendido como sucata, sem o dono ser notificado.

    O Estado de Santa Catarina foi condenado a pagar indenização por danos materiais, no valor de R$ 3,3 mil, a um homem que teve o carro vendido como sucata após apreensão em blitz. A decisão é da 4ª Câmara de Direito Público do TJSC.

    O autor foi parado numa blitz feita pela Polícia Militar, e seu veículo, um VW Fusca, foi apreendido, pois estava com o licenciamento atrasado. Meses depois, o carro, guinchado no momento da apreensão pela Oficina de Latoaria e Pintura José Heil, desapareceu. O veículo foi vendido como sucata, sem o dono ser notificado.

    O Estado, em sua defesa, argumentou que o autor não foi atrás do veículo, e que a responsabilidade é da oficina, que guardou o carro. A oficina, por sua vez, disse não ter culpa no caso, pois o Estado removeu o veículo para o pátio de outra empresa.

    Segundo o relator da matéria, desembargador Rodrigo Collaço, "se a Administração Pública tivesse conhecimento da localização do bem, bastaria indicar nos autos o local onde ele estava depositado. Todavia, não foi externada nenhuma declaração nesse sentido, o que só vem a demonstrar a falta de organização do Estado, que responde, inclusive, pela má escolha das empresas terceirizadas para prestar essa espécie de serviço", disse.

    O magistrado acrescentou que a transferência do carro sem a exigência de qualquer procedimento formal para outra empresa que, por sua vez, vendeu o veículo sem proceder à notificação prévia do dono do bem, reforça ainda mais a conclusão de descaso do poder público.

    (Apelação Cível n.

    Fonte: TJSC

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estado-indenizara-proprietario-de-veiculo-apreendido/2951920

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)