Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Estado qualifica atendimento para pessoas com deficiência

    Qualificar o atendimento aos deficientes físicos. Com esse objetivo, o Estado de Pernambuco concluiu programa de capacitação, através do qual 859 servidores públicos federais, estaduais e municipais do Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina e Salgueiro foram capacitados para realizar o atendimento adequado ao público portador de deficiência física.

    O programa foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUHD), em parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), com a Secretaria das Cidades, através do Detran e da Compesa, e com a OAB/PE. A formação, que foi baseada nas diretrizes da Convenção Internacional da ONU e da Política Estadual da Pessoa com Deficiência, abordou normas que devem ser cumpridas, dicas de convivência, quebras de paradigmas sociais, além de acessibilidade comunicacional e estrutural no âmbito público.

    As palestras foram ministradas pelo consultor de acessibilidade e inclusão social Manoel Aguiar, pela assistente social Renata Maia e pela superintendente de apoio à pessoa com deficiência, Rose Maria. O evento promoveu oficinas visando à interação com as pessoas com deficiência e veiculou vídeos educacionais. Os procuradores do Estado César Caúla, Izabel Santos, Agenor Ribeiro, Olímpio Oliveira Neto, Rômulo Almeida e Bruno Paes Barreto Lima também proferiram palestras em cada cidade, orientando acerca dos direitos das pessoas com deficiência.

    “Foi um privilégio participar do encontro com abordagem sobre a pessoa com deficiência. É uma necessidade geral muito importante e depende de todos nós, porque quanto mais nos capacitarmos para atender essas pessoas mais facilita a vida social e o bom funcionamento dos órgãos. Estaremos prestando serviço para toda a comunidade”, avaliou Michel Felipe, servidor público de Salgueiro, onde o evento foi finalizado, na última sexta-feira (19).

    A ação partiu de um acordo judicial entre a PGE e o aposentado Manoel Aguiar, que ajuizou ação contra o Estado após receber tratamento inadequado. Como o objetivo era buscar melhorias no atendimento aos deficientes físicos, Manoel Aguiar, que é deficiente visual, comprometeu-se a ministrar a capacitação na rede pública.

    • Publicações417
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estado-qualifica-atendimento-para-pessoas-com-deficiencia/141321748

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)