Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Estudantes da rede pública estadual participam do Projeto 'Sinfonia do Saber'

    há 15 anos

    Daniele Ramalho Modesto, 14anos, estudante da 7ª série da escola Leão Magno Brasil tem um gosto musical voltado para o samba e a música sertaneja. Já o estudante Artur Deangeles, 14 anos, cursando a 6ª série da escola Paulo Salazarte, de São Cristóvão, é fã do rock. Diferenças à parte, o que eles têm em comum é o fato de que nunca terem ouvido uma música erudita e se encantaram com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, realizada nesta sexta-feira, 18, no Teatro Tobias Barreto. O último concerto didático deste ano aconteceu para mais de 500 estudantes da rede pública estadual, dentro do 'Projeto Sinfonia do Saber', desenvolvido há dois anos em parceria com as Secretaria de Estada da Cultura e da Educação e com o apoio efetivo da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino.

    O projeto, criado em outro de 2007, já beneficiou cerca de oito mil estudantes e tem o objetivo de facilitar o acesso à produção musical da Orquestra Sinfônica, com concertos didáticos. Dessa forma, o contato direto com a música erudita e outros estilos apresentados pela Orquestra repercute experiências artísticas e musicais entre os estudantes, além de formar platéias jovens para seus concertos, desmistificando e popularizando o acesso a música clássica.

    Concerto

    No repertório apresentado pela Orquestra Sinfônica de Sergipe, os estudantes das escolas Juscelino Kubitschek, José Alves Nascimento, Augusto Franco, Leão Magno e Paulo Salazarte ouviram com atenção a abertura 'Egmont', de Beethoven, o concerto 23 para piano e orquestra, de Mozart, com solo do pianista sergipano Daniel Freire e ainda foram brindados com peças natalinas.

    Entre as peças, o maestro Guilherme Mannis começa a apresentar os instrumentos individualmente, com execução de peças simples para que os estudantes possam identificar o timbre e os diversos naipes da orquestra, como as cordas, as madeiras, os metais e a percussão. Tudo é feito de uma maneira didática para que os estudantes tenham a plena consciência do que cada instrumento representa na harmonia da orquestra.

    A estudante Kactiana Santos Alves, 14, anos, cursando a 7ª série da escola Juscelino Kubitschek, elogiou a iniciativa do Governo do Estado em desenvolver o projeto 'Sinfonia do Saber'. "O projeto permite aos estudantes tomar conhecimento de outro tipo de musical, incentiva o gosto pelos concertos eruditos e promove a cultura entre os estudantes", afirmou Kactiana Alves

    Para o professor Manoel Cerqueira, representante da Secretaria de Estado da Educação, disse que o Projeto Sinfonia do Saber visa oportunizar aos alunos da rede estadual o acesso à música erudita que normalmente não é veiculada nos veículos de comunicação de massa. "O que o projeto pretende é aproximar os estudantes dos concertos apresentados pela Orquestra Sinfônica de Sergipe, com a finalidade de mediar a forma estética e artística", disse Manoel Cerqueira.

    Segundo o secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, o projeto de interesse do Governo do Estado, continuará no próximo ano com a mesma filosofia, contando com a parceria da Secretaria de Estado da Educação

    • Publicações888
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudantes-da-rede-publica-estadual-participam-do-projeto-sinfonia-do-saber/420425

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)