Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Estudantes da sexta edição do Programa de Visitação Técnica são recebidos pelo presidente do STJ

    há 12 anos

    Trinta estudantes de direito selecionados pelo Programa de Visitação Técnica Conhecendo o STJ foram recepcionados pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler, na tarde desta quarta-feira (8).

    Os universitários vieram a Brasília para expandir e aperfeiçoar seus conhecimentos jurídicos, a partir do aprendizado sobre a rotina e o funcionamento do STJ. Durante uma semana, eles participarão de palestras com profissionais do Tribunal, acompanharão sessões de julgamento e visitarão gabinetes de ministros e a vários departamentos.

    Pargendler relatou que, na visita ao Tribunal, os estudantes adquirem uma visão que a maioria dos advogados não possui. Isso é proporcionado pelo contato com a estrutura interna da Corte. Normalmente, os advogados só têm contato com os julgamentos, a parte externa do Tribunal. Acho que isso é um diferencial que irá ajudá-los, afirmou.

    O ministro deu explicações sobre a estrutura da Corte e, logo após, iniciou uma conversa informal com os estudantes, que fizeram perguntas sobre sua trajetória profissional até chegar ao STJ e pediram conselhos.

    Leitura

    Conhecimento é poder. Quanto mais vocês estudarem, melhores advogados, juízes, procuradores serão, respondeu Pargendler. O presidente falou sobre a importância da leitura para uma boa escrita e oratória. E ressaltou que o conhecimento é o diferencial dos profissionais. Não apenas o conhecimento jurídico, mas sobre os diversos assuntos que permeiam a sociedade globalizada como política, economia, literatura e atualidades em geral.

    Daniela Monte Serrat, acadêmica do décimo semestre da Universidade de São Paulo, fez a primeira pergunta ao magistrado. A minha maior curiosidade foi saber o que levou o ministro Ari a chegar à posição que ele ocupa hoje. O meu sonho é seguir a carreira da magistratura e por isso eu pedi conselhos a ele, disse.

    A universitária avalia que sua participação no programa está sendo muito proveitosa: Entender melhor o trabalho dos ministros, como também conhecer toda a parte administrativa e a excelência do trabalho de todos os servidores do STJ, foi algo que me surpreendeu e me inspirou. É algo que eu quero buscar para a minha vida: a excelência.

    Harley Jonas Loyola, estudante das Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte), disse que sentiu um frio na barriga ao pisar no STJ. É a primeira vez que o estudante visita o Tribunal. Segundo ele, participar do programa é uma oportunidade única de aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática aqui no Tribunal. Vivenciar, caminhar por todas as coordenadorias, presenciar tudo isso é ímpar.

    Fotos:

    • Publicações19150
    • Seguidores13391
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudantes-da-sexta-edicao-do-programa-de-visitacao-tecnica-sao-recebidos-pelo-presidente-do-stj/100024673

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)