Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ex-empregado da Ambev comprova manipulação em relógio-ponto eletrônico

    Publicado por Espaço Vital
    há 10 anos

    A 7ª Turma do TST não conheceu (não examinou o mérito) do recurso da Companhia de Bebidas das Américas – Ambev contra decisão que a condenou a pagar horas extras a um ex-operador.

    A Justiça do Trabalho da 12ª Região (SC) desconsiderou os controles de frequência como forma de registro de horário, "pois as provas revelaram que a empresa fraudava e manipulava os registros, não existindo prova capaz de invalidar a jornada afirmada pelo trabalhador". As informações são do TST.

    Na reclamação trabalhista, o operador afirmou que fazia de três a quatro horas diárias, sem receber corretamente. Segundo ele, os controles de horário não refletiam as horas efetivamente trabalhadas, pois eram alterados e adulterados pela Ambev para não registrar a jornada excessiva.

    A Ambev, em sua defesa, alegou que tinha sistema de ponto eletrônico, com crachá de identificação em catraca. O empregado, ao entrar ou sair da fábrica, registrava o início e término da jornada, e os registros seriam, portanto, corretos.
    O juízo de primeiro grau constatou "a existência de outras ações contra a Ambev, com a mesma alegação de manipulação e fraude dos registros de ponto eletrônico".

    Segundo as testemunhas, por mais que fizessem horas extras, em jornadas de 12 horas ou em turnos seguidos, nunca havia saldo positivo de horas a compensar. Com isso, o julgado considerou inválidos os cartões de ponto e acolheu a jornada apresentada pelo operador.

    O TRT da 12ª Região (SC) manteve este entendimento. O acórdão regional registra que a gravidade da situação era tal que a juíza de primeiro grau determinou a expedição de ofícios ao Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Delegacia Regional do Trabalho e à Delegacia de Polícia Federal.
    O advogado Gilberto Xavier Antunes atua em nome do trabalhador. (Proc. nº 294000-51.2008.5.12.0007 - com informações do TST e da redação do Espaço Vital).

    • Publicações23538
    • Seguidores516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-empregado-da-ambev-comprova-manipulacao-em-relogio-ponto-eletronico/135655743

    Informações relacionadas

    Ambev é condenada a pagar adicional de insalubridade aos trabalhadores

    Espaço Vital
    Notíciashá 10 anos

    Ex-empregado da Ambev comprova manipulação em relógio-ponto eletrônico

    Rafael Rossignolli De Lamano, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Reclamação Trabalhista - Doença ocupacional - Síndrome de Burnout

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de Rescisão Indireta

    Petição - Ação Cartão de Ponto - Atord - Trt01

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)