Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ex-motoristas das Casas Bahia tentam liberação de seguro-desemprego junto ao MTE

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (SITRO) e a Via Varejo S.A. reuniram-se na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná para discutir alternativas para a liberação pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do pagamento da verba relativa ao seguro-desemprego a 130 funcionários demitidos da rede Casas Bahia, controlada pela Via Varejo. Os trabalhadores prestavam serviço no Centro de Distribuição da empresa em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

    A dispensa dos funcionários fez parte de um acordo firmado no último dia 7 de julho no TRT-PR. Pelos termos da conciliação, foi definido, entre outros itens, que o serviço de entregas de mercadorias das Casas Bahia seria realizado por empresa terceirizada, que seriam mantidos 104 postos de trabalho entre motoristas e auxiliares, e que tais trabalhadores não seriam dispensados pelo prazo mínimo de 12 meses contados da contratação.

    Na audiência desta terça-feira (3), as partes solicitaram à desembargadora Ana Carolina Zaina, que presidiu a sessão, a inclusão de esclarecimentos em ata que comprovassem junto à Superintendência de Relações de Trabalho e Emprego do MTE que o acordo firmado anteriormente confirmava que as rupturas contratuais se deram por iniciativa do empregador e sem justa causa, dando direito aos funcionários, por se tratar de dispensa coletiva de trabalhadores, ao pagamento de indenização.

    Segundo o SITRO, houve equívoco do Ministério do Trabalho e Emprego ao recusar o pagamento do benefício, talvez por ter sido incluída nos termos das rescisões a sigla PDV (Plano de Demissão Voluntária), como que a indicar que os trabalhadores já haviam recebido todas as indenizações devidas. Pelos termos do acordo assinado em julho, contudo, ficou registrado que não houve demissão voluntária e tampouco incentivada, e sim dispensa sem justa causa com indenização compensatória para fins de terceirização. Na audiência de hoje, a Via Varejo reconheceu, inclusive, que houve equívoco na inclusão da sigla, o que pode ter gerado a má interpretação, e que não existiu por parte da empresa qualquer intenção de impedir a concessão do seguro-desemprego aos funcionários demitidos.

    Por se tratar de decisão administrativa de órgão do Poder Executivo, a desembargadora Ana Carolina Zaina esclareceu que o Judiciário Trabalhista não poderia intervir diretamente na questão, já que diante do TRT-PR as partes chegaram a um consenso relativamente ao dissídio instaurado. Ainda assim, a magistrada determinou a expedição de ofício à Superintendência do MTE informando os termos do acordo.

    Para acessar a ata de audiência (3/11), clique AQUI.

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-motoristas-das-casas-bahia-tentam-liberacao-de-seguro-desemprego-junto-ao-mte/251801990

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)