Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ex-senador Abel Chermont é homenageado na ALEPA

    Os deputados estaduais inauguraram nesta quinta, dia 27, a sala Abel de Abreu Chermont, da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (CDHDC). A cerimônia foi coordenada pelos deputados João Salame, 1º vice-presidente da mesa diretora; e Arnaldo Jordy, presidente da CDHDC.

    Antes da solenidade de inauguração, com placa na entrada da sala, foi apresentado no salão João Batista, o DVD produzido pela CPI da Pedofilia, trazendo um conteúdo educativo, com explicações e um alerta aos pais, crianças, adolescentes e a população em geral, sobre como deve ser empreendido o combate ao crime de violência sexual contra criança e adolescente, assim como, prestando contas das atividades realizadas pela CPI, dez/2008 a fev./2010, que apurou a ocorrência desse crime no Pará entre os anos de 2006 a 2010.

    O DVD é apresentado pelo deputado Domingos Juvenil, presidente da ALEPA, e será distribuído as instituições públicas, nos Conselhos Tutelares e em Escolas Públicas. Foram produzidos 5 mil DVDs que será acompanhado das cartilhas anteriormente lançadas, e que foram também distribuídas aos representantes das entidades e aos presentes na solenidade.

    “Esse momento constitui um março, um coroamento do trabalho realizado pela CPI da Pedofilia”, considerou a desembargadora Vânia Lúcia Silveira, coordenadora do Grupo Interinstitucional de Trabalho contra a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Estado.

    Para ela a cartilha é de suma importância à sociedade paraense para esclarecer a população e em especial as crianças o que elas precisam tomar conhecimento para se defender, e aos pais para defender seus filhos. “A ajuda contra esse crime esta contida nesta cartilha. O DVD por seu turno é muito esclarecedor, e bastante educativo e didático”, parabenizou a desembargadora Silveira.

    “Hoje concluímos mais uma compromisso na agenda da luta dos direitos humanos e das crianças e dos adolescentes em um Estado de permanente violação de direitos como ocorre no Pará”, explicou o deputado Arnaldo Jordy, presidente da Comissão de Direitos Humanos e relator da CPI da Pedofilia, sobre a entrega da cartilha e do DVD. “Serão instrumentos a sociedade para prevenir contra o crime de violação sexual contra

    crianças e adolescentes”, disse.

    PORQUÊ ABEL DE ABREU CHERMONT?

    A escolha do nome de Abel de Abreu Chermont, para a sala da Comissão de Direitos Humanos, foi procedida de uma ampla pesquisa histórica. “O senador Abel de Abreu Chermont, paraense, foi prefeito de Belém, deputado constituinte em 1934, foi cassado pelo Estado Novo. Foi um dos integrantes da junta governativa no Pará, depois da revolução de 30 e foi um árduo defensor dos direitos humanos e dos direitos políticos e das pessoas injustiçadas”, historiou Jordy.

    O ex-deputado Mário Chermont, que já foi presidente da Alepa, representou a família do homenageado. O pesquisador e historiador Alfredo Oliveira; a Irmã Henriqueta (CNBB); Eugênia Fonseca, titular do PROPAZ; a Delegada Cristiane Lobato da DATA; Janaina Pinheiro da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e os deputados; Adamor Aires (PR), que presidiu os trabalhos da CPI da Pedofilia; Gabriel Guerreiro (PV) e Tetê Santos (PSDB) acompanharam toda a programação. A sala que já abriga as atividades administrativas e as reuniões da CDHDC, está localizada no sub-solo do prédio anexo, próximo a garagem da Assembléia Legislativa.

    • Publicações2280
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações276
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-senador-abel-chermont-e-homenageado-na-alepa/2546960

    Informações relacionadas

    DR. ADEvogado, Administrador
    Notíciashá 6 anos

    Imagem manchada: magistrado pede que TJ-RJ demita juíza leiga que mandou deter advogada

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)