Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

    Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 15 de abril (seção 3, páginas 128 e 129) o Edital CFC/CAE n.º 28/2010 que trata sobre as inscrições e estabelece as normas para a realização do 10º Exame de Qualificação Técnica (EQT), destinado aos contadores que pretendem atuar como auditores independentes no mercado de valores mobiliários, de instituições financeiras e seguros privados. A aprovação no Exame é condição necessária para o registro do profissional no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

    Uma das grandes novidades desta edição é que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a Resolução n.º 3771/09 que aprimora os critérios de certificação de auditores independentes de instituições financeiras. De acordo com a Resolução, a obrigatoriedade de renovação, que era de cinco anos, no Exame de Qualificação Técnica para os integrantes da equipe de auditoria com função de gerência, passa a ser cumprida por meio de dois novos requisitos: a participação em programa de educação continuada com carga horária mínima recomendada pelas melhores práticas internacionais e exercício de auditoria independente em instituições integrantes do Sistema

    Financeiro.

    Ainda, segundo a Resolução, os programas de educação continuada deverão ter carga horária mínima de 120 horas a cada triênio, sendo, no mínimo, 20 horas anuais. Vale ressaltar também que o programa educacional estará voltado para as operações realizadas no âmbito do sistema financeiro ou atividades específicas relativas à auditoria. Caso o programa não seja cumprido nos três anos, de acordo com a resolução, o auditor deverá se submeter a novo exame para continuar a exercer o serviço.

    Para saber mais

    Desenvolvido pela Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, o Exame é administrado por uma Comissão Administradora do Exame (CAE) formada por cinco membros efetivos e cinco suplentes. O Exame é composto de três provas: um prova de qualificação técnica geral, uma específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pelo BCB, e uma específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela

    SUSEP. Sendo que os contadores, que pretendem realizar as provas específicas descritas e estejam regularmente inscritos no CNAI do CFC, serão dispensados da prova de qualificação técnica geral.

    • Publicações1579
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exame-de-qualificacao-tecnica/2172646

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)