Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Execução Penal: Corregedoria tem projeto

    há 15 anos

    Presidente do TJMG encaminhará o projeto para os estudos necessários

    Criação de nove varas de execuções penais regionais, sediadas em comarcas-polo, que deverão executar eletronicamente penas de toda a sua região - essa é a proposta da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais em projeto a ser apresentado ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Sérgio Resende.

    A iniciativa da Corregedoria atendeu à solicitação do próprio presidente do TJMG, tendo em vista e-mail recebido por ele, através do Fale com o Presidente, canal de comunicação da Presidência com servidores e magistrados. No e-mail, servidores de Vara de Execução Penal de Minas Gerais buscavam alternativas para os graves problemas enfrentados naquela unidade jurisdicional - grande número de sentenciados, poucos funcionários e um só juiz de execução penal.

    Cumprindo a solicitação do desembargador Sérgio Resende, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Célio César Paduani, determinou que se realizassem estudos, visando minorar ou até mesmo solucionar os problemas, não só daquela comarca, mas em todo o Estado.

    Para conhecer a experiência de outros estados na área da execução penal, o juiz auxiliar da Corregedoria de Justiça, José Osvaldo Corrêa Furtado de Mendonça, e o juiz da Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte, Herbert Carneiro, juntamente com um servidor da Corregedoria, visitaram o Rio de Janeiro. Lá, informou o juiz José Osvaldo, apenas uma vara judicial, totalmente informatizada, executa penas de todo o Estado.

    Outro Estado visitado pelo juiz José Osvaldo, dessa vez em companhia do também juiz auxiliar da Corregedoria, José Ricardo dos Santos Freitas Véras, foi o Sergipe. Também lá apenas uma vara de execuções penais executa penas de todo o Estado. Ainda conforme informações do juiz auxiliar, a vara é muito bem estruturada com um software de primeiro mundo, havendo, por parte do presidente do TJ daquele Estado, disposição em cessão ao Tribunal de Minas mediante convênio.

    Projeto

    O projeto, de autoria do corregedor-geral de Minas e sua equipe de juízes e servidores, prevê a criação de nove varas de execuções penais regionais. Elas ficarão sediadas em comarcas-polo e vão executar eletronicamente penas de toda a sua região. Por exemplo, o juiz da VEC de Montes Claros executará eletronicamente penas de condenados de toda a região.

    De acordo com o projeto, torna-se desnecessária a execução da pena em cada comarca. Com a implantação das varas regionais, altamente qualificadas, as outras VECs poderão ter sua competência modificada, por meio de resolução, o que contribuirá para a melhoria dos serviços prestados.

    Para o juiz José Osvaldo, o projeto é altamente benéfico ao Estado, pois otimiza custos - ao invés de várias VECs, serão nove. Informou que, em contato com o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Paulo Tamburini, ele se prontificou a disponibilizar recursos do Conselho Nacional de Justiça, órgão também preocupado com o sistema carcerário nacional, para a estruturação do projeto, caso seja aprovado pelo presidente do TJMG.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    TJMG - Unidade Goiás

    (31) 3237-6551

    ascom@tjmg.gov.br

    • Publicações11204
    • Seguidores1722
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/execucao-penal-corregedoria-tem-projeto/953828

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)