Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Existência de contratação temporária autoriza nomeação de aprovado

    Publicado por COAD
    há 12 anos

    A existência de prova de contratação temporária para ocupar vaga prevista no edital autoriza o deferimento da segurança para imediata nomeação de candidato aprovado. Diante desse entendimento, a Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou que o Governo do Estado nomeie e dê posse em definitivo no cargo de fiscal de Defesa Agropecuária e Florestal no Município de Alto Paraguai ao aprovado em primeiro lugar no concurso público (Mandado de Segurança nº 81733/2011).

    Consta dos autos que o impetrante obteve a primeira colocação em concurso público para o provimento do cargo para o qual foi ofertada uma vaga. No entanto, durante o prazo de validade do certame, foram efetuados diversos contratos temporários para ocupação do referido cargo. Em virtude dessas contratações, o impetrante alegou possuir direito líquido e certo à nomeação e posse.

    Em sua defesa, o Estado de Mato Grosso argumentou, sem êxito, que o impetrante possui apenas expectativa de direito, já que a nomeação ao cargo constitui ato discricionário da Administração Pública.

    Sustentou o relator, desembargador Luiz Carlos da Costa, que a contratação de servidores temporários para cargos que deveriam ser ocupados por concursados demonstra o interesse, a necessidade e a existência de recursos para o preenchimento das vagas.

    O relator salientou ainda que de acordo com informações do próprio Estado, o impetrante possui unicamente o direito de não ser preterido na nomeação. Ora, diante da lançada afirmação, inexoravelmente exsurge a questão: não há preterição quando a Administração, ao invés de convocar aqueles que foram devidamente submetidos ao rigoroso crivo do concurso público, está a firmar contratos precários para preenchimento dos respectivos cargos? Sem dúvida, penso que sim, concluiu o magistrado.

    FONTE: TJ-MT

    • Publicações40292
    • Seguidores1094
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/existencia-de-contratacao-temporaria-autoriza-nomeacao-de-aprovado/100021258

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)