Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Exposição fotográfica "Impressões Visuais" está aberta ao público

    há 15 anos

    A Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América, e a Comissão Fulbright, o Departamento de Museus e Centros Culturais -Demu/Iphan/Minc, em comemoração aos 50 anos da Comissão Fulbright no Brasil, iniciou na noite desta quinta-feira (15.01), a exposição fotográfica "Impressões Visuais".

    Na solenidade de abertura esteve presente o secretário de Estado de Cultura Paulo Pitaluga, o representante da embaixada dos Estados Unidos, David Hodge, e o curador e professor João Kulcsár, além de fotógrafos e convidados. A exposição segue até o dia 16 de fevereiro na Galeria Mato-Grossense de Artes Visuais da SEC, centro de Cuiabá, e está aberta de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h, e das 14h às 18h.

    A exposição "Impressões Visuais" é uma exposição fotográfica que retrata as alegrias e as lutas que partilhadas na última metade do século. Imagens fotográficas que retratam acontecimentos que marcaram a história do Brasil e dos Estados Unidos mostrando fatos e pessoas que fizeram parte do cotidiano destes dois países. A exposição propicia uma oportunidade de refletir sobre os acontecimentos passados.

    "A ideia da exposição é retratar esses acontecimento históricos dos dois países. A exposição nos mostra a mistura e a miscigenação dos acontecimentos. Quem acompanhar e conferir a exposição, irá se recordar de alguns fatos em imagens expostas, outros nem vivenciaram alguns acontecimentos, mas a intenção é causar reflexão. Vale à pena conferir", disse o curador João Kulcsár.

    A mostra está dividida em seis capítulos: herança, política, cultura, cidadania, meio ambiente e esportes. "O Brasil e os Estados Unidos têm histórias marcadas por momentos de maior e menor proximidade. Os pontos em comum e os contrastes dos dois países são inúmeros. Percebemos isso ao analisar as imagens que estão expostas" , disse o representante da embaixada dos Estados Unidos, David Hodge.

    "A Galeria de Artes de Artes Visuais da SEC está sempre à disposição para este tipo de exposição. A fotografia inspira emoções e retrata marcos culturais da nossa sociedade. Por isso, a SEC trabalha sempre o estimulo de cursos e oficinas direcionadas à fotografia. Nossa meta também é a criação de um espaço fotográfico para congregar e auxiliar fotógrafos profissionais e amadores, explicou o secretário Paulo Pitaluga.

    Pitaluga lembrou ainda, que em 2008 a SEC realizou oficinas direcionadas à fotografia, dando suporte à produção de imagens e curso de Photoshop. Para 2009, a secretaria continuará a auxiliar o segmento artístico fotográfico. Estamos tramitando também uma exposição de fotografias que retrata a expedição de Roosevelt [presidente americano Theodore Roosevelt] e Rondon [Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon], em 1913 no Brasil. A ideia é que aconteça em Chapada dos Guimarães dando prosseguimento a projetos voltados à classe fotográfica, finalizou o secretário.

    • Publicações1384
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exposicao-fotografica-impressoes-visuais-esta-aberta-ao-publico/606264

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)