Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Exposição sobre história do Judiciário de MS chega a Dourados

    A população da comarca de Dourados terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Poder Judiciário de MS na exposição itinerante “Memória em Movimento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul”, que já está instalada no rol de entrada do Fórum local. A iniciativa é do Departamento de Pesquisa e Documentação da Secretaria Judiciária, em parceria com a Secretaria de Comunicação e com a colaboração das secretarias de Bens e Serviços e Obras. A exposição permanecerá por 90 dias na cidade.

    Dourados é a primeira comarca do interior a receber a mostra, que já foi exposta no Tribunal de Justiça, no Fórum da Capital e no Cijus, com grande procura pelas pessoas, interessadas em conhecer como se formou a Justiça sul-mato-grossense, história que complementa a própria formação da identidade de MS.

    A exposição “Memória em Movimento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul” é um resgate da história, apresentando para a sociedade imagens, documentos, fatos e personagens históricos que, de alguma forma, contribuíram na construção da justiça e da cultura sul-mato-grossense.

    Os visitantes terão acesso a este importante acervo com fotografias de prédios antigos, pessoas e momentos importantes, além de processos anteriores à separação do antigo Mato Grosso, com fatos curiosos que chamam atenção na atualidade, por seus relatos e pela dinâmica processual, um tempo em que a tecnologia da informação ainda não fazia parte da vida das pessoas, nem do Judiciário.

    A exposição também tem uma seção que conta não apenas a história da comarca, mas a comarca na história. Fatos como a Guerra do Paraguai e seus personagens, como Guia Lopes, Tenente Antônio João e Barão de Melgaço, assim como o Ciclo da Erva Mate, são muito bem retratados, por serem momentos que destacam o Estado na historiografia nacional.

    Além disso, são apresentados processos com histórias curiosas, demonstrando como eram os crimes e as demais demandas da justiça no passado. Além disto, estão divulgados, também, casos pitorescos, como o do falso juiz, que atuou como magistrado em uma comarca do interior. Fotos do ato de posse do usurpador estão expostas neste trabalho. O desfecho desta história é surpreendente.

    Todo o trabalho foi realizado por servidores do Poder Judiciário. A seleção do material foi feito pelo pessoal do Departamento de Pesquisa e Documentação da Secretaria Judiciária. Os expositores e stands foram produzidos na marcenaria do TJMS, vinculada à Secretaria de Bens e Serviços, em parceria com a Secretaria de Obras. Já a divulgação e elaboração das artes gráficas feita pela Secretaria de Comunicação.

    A proposta da exposição itinerante é percorrer todas as comarcas de Mato Grosso do Sul, mostrando um pouco da história para que se perpetue entre as gerações.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exposicao-sobre-historia-do-judiciario-de-ms-chega-a-dourados/553278009

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)