Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Expositores buscam compradores internacionais

    Sebrae apoia a participação de 172 pequenos negócios na feira

    há 11 anos

    São Paulo O Sebrae apoia 172 micro e pequenas empresas que participam da 40ª Couromoda, em São Paulo. Para alguns desses fabricantes, o evento é uma grande oportunidade de conseguirem contatar potenciais compradores de dentro e fora do Brasil, que normalmente seriam inacessíveis para companhias que, ao contrário dos grandes players do setor, não contam com uma rede extensa rede de distribuidores e representantes.

    É o caso do empresário José Joaquim Camilo de Mendonça, dono da Soft Mania, de Franca (SP). O ponto forte de sua linha é a fabricação de produtos de E.V.A. Etileno Acetato de Vinila, material usado na indústria de transformação - como sapatilhas e calçados de segurança, utilizados em hospitais e cozinhas profissionais. Mendonça, que participa pela terceira vez da Couromoda, admite que é difícil concorrer com produtos asiáticos no fator preço, mas tem suas estratégias para continuar competitivo nos mercados que disputa.

    Nossos calçados de segurança têm a mesma tecnologia do solado das botas usadas nas plataformas de petróleo. Isso faz uma grande diferença para os consumidores, diz Mendonça. O empresário lembra ainda que em linhas como a de artigos femininos a empresa pode responder rapidamente às demandas dos fregueses, o que é um diferencial no mercado. Temos flexibilidade para atender aos clientes de acordo com as mudanças da moda. Ao menos por enquanto, isso ainda é muito difícil para quem fabrica em escalas gigantescas e exporta para o mundo todo, como os chineses, ressalta.

    A indústria brasileira de couro e calçados ainda é fortemente baseada na produção dos pequenos negócios, destaca o diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae, José Claudio dos Santos. Segundo ele, hoje 86% do setor no Brasil é formado por micro e pequenas empresas, empregando 337,5 mil pessoas, com um faturamento de R$ 21,8 bilhões.

    Veterano da Couromoda, José Rubens de Lima, proprietário da Meli Calçados Infantis, de Birigui, no interior paulista, já tem clientes em todo o Brasil. Mas, de acordo com ele, o evento também é uma oportunidade para conhecer novos compradores do mercado internacional. O custo de enviar um representante para outros países seria muito alto, mas aqui temos a oportunidade de travar contato com esses compradores. Logo no início da feira, o empresário recebeu consultas de importadores do Uruguai e Bolívia.

    Reginaldo Barbosa, sócio-diretor da Solart, do polo de Goiânia (GO), enxerga em sua estreia na Couromoda a possibilidade de vender saltos, tacos e solados a potenciais clientes de todo o Brasil. Apoiado pelo Sebrae e o governo de Goiás, a sua participação na Couromoda também representa, segundo ele, uma mudança na imagem da Solart. Antes, participávamos de uma feira como essa para ver o que os concorrentes estavam fazendo. Agora, eles também podem nos visitar e ver o que nós estamos produzindo.

    Expectativa

    Um novo patamar de mercado também é o que busca a Rec Boll, de Campina Grande (PB), que tem como carro-chefe a fabricação de calçados esportivos. Na edição de 2012 da Couromoda, a Rec Boll dividiu o estande com outro fabricante paraibano. Neste ano, está pela primeira vez com um espaço próprio, conta Natália Souto, uma das sócias da empresa familiar. Nossos principais mercados ficam no Norte e Nordeste, mas a expectativa é de conquistarmos clientes do Sul e Sudeste na Couromoda, projeta. A empreendedora aposta ainda na proximidade da Copa do Mundo da FIFA 2014. Com o mundial, a tendência é de que aumente o interesse das pessoas em calçados esportivos, como a chuteiras.

    Mais informações:

    Assessoria de Imprensa Sebrae

    (61) 2107-9300

    (61) 2104-2770/2769/2766

    (61) 3243-7851

    imprensa@sebrae.com.br

    Notícias Relacionadas 14/01/2013 | 18:40 Encadeamento produtivo fortalece setor de couro e calçados

    14/01/2013 | 15:00 Confecções gaúchas expõem na São Paulo Prêt à Porter

    14/01/2013 | 12:05 Sebrae apoia 172 expositores na Couromoda

    11/01/2013 | 15:45 Gaúchos buscam bons negócios na Couromoda 2013

    10/01/2013 | 18:00 Empresários paraibanos participam da 40ª Couromoda

    09/01/2013 | 13:00 Paulistas expõem na Couromoda com apoio do Sebrae

    08/01/2013 | 17:00 Sebrae atende mais de 420 mil pequenos negócios em 2012

    08/01/2013 | 11:45 Prêt-à-Porter e Couromoda abrem temporada de feiras

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores230
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/expositores-buscam-compradores-internacionais/100290191

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)