Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Expurgos para ressarcimento de indébito segue tabela da Justiça Federal, diz Carf

    Expurgos para ressarcimento de indébito segue tabela da Justiça Federal, diz Carf

    Publicado por Diego Carvalho
    há 5 anos

    A aplicação dos expurgos inflacionários decorrentes dos planos econômicos para cálculo de ressarcimento de imposto pago a mais deve seguir a Tabela Única da Justiça Federal. Foi o que definiu a 1ª Turma Ordinária da 3ª Câmara da 1ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

    O colegiado seguiu entendimento já pacificado pelo Superior Tribunal de Justiça, segundo o qual a tabela enumera os índices oficiais, que "representam verdadeira inflação do período", conforme voto do ministro Teori Zavascki, então no STJ.

    No Carf, venceu o voto do conselheiro Carlos Augusto Daniel Neto, relator. Ele também determinou que o Fisco analise as planilhas do contribuinte para calcular quanto tem de ressarcir.

    "O STJ firmou que a correção monetária plena é mecanismo mediante o qual se empreende a recomposição da efetiva desvalorização da moeda, com o escopo de se preservar o poder aquisitivo original, sendo certo que independe de pedido expresso da parte interessada, não constituindo um plus que se acrescenta ao crédito, mas um minus que se evita", escreveu, no voto.

    O caso concreto era o de um contribuinte que pedia o ressarcimento po impostos pagos a mais em decorrência da correção monetária sobre o Imposto de Renda. O indébito foi reconhecido em sentença transitada em julgado.

    A decisão judicial determinou a correção monetária do Imposto de Renda recolhido indevidamente, cuja restituição, pelo importe original, foi feita em outubro de 1987, com o trânsito julgado em definitivo apenas em 1999.

    Clique aqui para ler o acórdão.

    1301­003.833

    • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica
    • Publicações2625
    • Seguidores377
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/expurgos-para-ressarcimento-de-indebito-segue-tabela-da-justica-federal-diz-carf/710515223

    Informações relacionadas

    Documentos diversos - TJSP - Ação Pagamento Atrasado / Correção Monetária

    Damaris Aracélia Gomes da Silva, Estudante de Direito
    Modeloshá 2 anos

    Modelo de Petição inicial de Ação De Cobrança De Seguro Obrigatório DPVAT - Invalidez Parcialmente Permanente - Caixa Economica Federal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)