Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Extração de madeira em terras indígenas é ilegal

    há 16 anos

    A Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sob relatoria do desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, decidiu pela ilegalidade da extração de madeira em Apinajé - terra indígena - por ser a área de preservação permanente.

    O processo chegou ao TRF para reexame de parte da sentença que condenou o município de Tocantinópolis/TO - devido à extração de madeira naquela área - à restituição das árvores já cortadas, bem como para análise da legalidade da extração, já que foi determinado ao município que não mais a praticasse.

    O voto do relator teve por base o fato de que as terras indígenas são, por expressa reserva constitucional, patrimônio da União, cabendo aos índios a posse e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes, o que torna ilícita a aquisição de madeira extraída desses locais pelo Município.

    Acrescentou o relator que também o Estatuto do Índio considera ilegal a extração de madeira de terras indígenas, salvo quando condicionada à existência de programas ou projetos para o aproveitamento das terras respectivas na exploração agropecuária, na indústria ou no reflorestamento.

    O relator destacou a necessidade de ater-se também ao fato de não existir nos autos nenhuma prova de que o corte e a retirada de árvores da área indígena tenham sido autorizados pelo chefe regional da Funai. Além de as testemunhas ouvidas terem confirmado os fatos, relataram que eles eram do conhecimento da Funai, que se posicionou com ações de fiscalização.

    A Turma, por unanimidade, acompanhou o voto do relator para manter a ordem ao município de não-extração de novas árvores, bem como a condenação à devolução das que já foram cortadas ou indenização pelas perdas e danos.

    Processo: 1999.43.00.000325-0/TO
    www.trf1.gov.br


    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1474
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/extracao-de-madeira-em-terras-indigenas-e-ilegal/112303

    Informações relacionadas

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 11 anos

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CRIMINAL (ACR): APR XXXXX-98.2006.4.01.3700

    Adam Telles de Moraes, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Sobre o poder de polícia: principais considerações (doutrina e jurisprudência).

    Luiz Fernando Pereira Advocacia, Advogado
    Artigoshá 11 anos

    Poder de polícia no Direito Administrativo brasileiro: breve noções

    Danilo de Albuquerque, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Podar uma árvore é crime?

    Wagner Francesco ⚖, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Qual a responsabilidade penal dos índios?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)