Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Fabiano Contarato defende impeachment de Weintraub por violação à Constituição

    Publicado por Senado
    há 4 anos

    O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) informou nesta terça-feira (11) em Plenário o motivo pelo qual ingressou, com outros parlamentares, com o pedido de impeachment do ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Supremo Tribunal Federal (STF). Contarato disse estar convencido de que o ministro cometeu crime de responsabilidade e quebra de decoro por violar o art. 37 da Constituição, segundo o qual os princípios que regem a administração pública são a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência. Para ele, o titular da pasta da Educação incorre, sistematicamente, na violação desses princípios republicanos.

    — Então, você tem a lei que estabelece os crimes de responsabilidade, que é a Lei 1.079, de 1950, que pressupõe que um dos crimes de responsabilidade é proceder, de modo incompatível, com a dignidade, honra e decoro do cargo. E aí eu quero recobrar: como pode o ministro da Educação proferir palavras de calão, ou seja, palavras pejorativas como ele vem fazendo? Então, a quebra do decoro ali está mais do que evidenciada, e a eficiência, nem se fala — afirmou o senador.

    Contarato relatou, ainda, que o ministro deixou de investir R$ 1 bilhão recuperado pela Operação Lava Jato, o que, segundo ele, caracteriza apropriação indevida dos recursos públicos, que deveriam servir para melhorar os investimentos na educação. Para o senador, o ministro tem se mostrado ineficiente, frente a uma das mais importantes pastas do governo, e o que não faltam são motivos para embasar seu impeachment.

    — E aqui eu quero fazer um alerta e convocar toda a população para aderir, pedindo a saída deste ministro da Educação, porque não tem como ele continuar, está insustentável! — declarou.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268529
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fabiano-contarato-defende-impeachment-de-weintraub-por-violacao-a-constituicao/808483317

    Informações relacionadas

    Rogério Tadeu Romano, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Um crime de responsabilidade

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 4 anos

    ONG apresenta pedido de

    Jota Info, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Indignidade, desonra e quebra de decoro presidencial na era Jair Bolsonaro

    Síntese Criminal, Operador de Direito
    Notíciashá 4 anos

    TJ-RJ nega pedido de Witzel para suspender processo de impeachment

    Rogério Tadeu Romano, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Um exemplo de falta de decoro parlamentar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)