Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Fábrica pagará por air bag não acionado

    há 12 anos

    Após batida contra um poste, falha em aparelho de segurança gera indenização para proprietário do veículo.

    A Toyota do Brasil foi condenada a indenizar condutor pelo fato de o air bag não ter sido acionado durante a colisão. A 16ª Câmara Cíveldo TJMG arbitrou que a empresa deverá indenizar o autor da ação no valor de R$ 10 mil por danos morais.

    Em 2007, o condutor envolveu-se em acidente, batendo contra um poste. Apesar do choque, o dispositivo não funcionou. O sinistro causoutraumatismo craniano, corte no couro cabeludo e abalo psicológico no autor. Assim, ele entrou com ação por danos moraiscontra a fabricante do veículo.Em sua defesa, a montadora sustentou que a colisão do carro não foi frontal, mas lateral, e esse tipo de choque não aciona o air bag.

    Em 1ª instância, foi negada a indenização. O condutor recorreu. Em sua alegação, ele atestou que o choque com o poste foi frontal, e que é inconcebível que o aparato seja acionado apenas com choques,de frente, na parte média dianteira do automóvel. A companhia reiterou as suas alegações.

    O relator do caso, Sebastião Pereira de Souza, declarou que os autos indicam que a colisão foi parcialmente frontal; portanto, o aparelho de segurança deveria ter inflado, ocorrendo falha no produto. Ele também sustentou que, mesmo que a parte que colidiu com o poste esteja além dos 30 graus de atuação, o problema está na falta de segurança oferecida pela empresa.

    Assim, o relator do caso arbitrou o valor da indenização, por danos morais, em R$ 10 mil.

    Processo nº: 1.0024.07.596911-3/001

    Fonte: TJMG

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações397
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fabrica-pagara-por-air-bag-nao-acionado/100011960

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)