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20 de Junho de 2024
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    Fabricante pagará R$ 7 mil de indenização a proprietário de veículo

    há 13 anos

    Durante capotagem, o air bag do automóvel não funcionou, ocasionando fratura em uma das clavículas da vítima.

    A empresa Toyota do Brasil deverá pagar R$ 7 mil de indenização, por danos morais, a um cliente que teve problemas com o air bag do automóvel. A decisão é do Juizado Especial Cível de Inhumas (GO).

    A Toyota vendeu um veículo, modelo Corola XEI Flex 1.8, com air bags frontais e laterais ao consumidor.

    O motorista conduzia o automóvel pela rodovia GO-163, quando perdeu o controle da direção e capotou várias vezes. Porém, os dispositivos de segurança não funcionaram, ocasionando fratura em uma das clavículas do proprietário. O carro teve perda total, mas perícia constatou que houve redução abrupta da velocidade, o que deveria ter acionado os air bags do automóvel.

    A empresa alegou que os air bags consistem em um sistema de segurança que elimina ou atenua a gravidade das lesões nas vítimas de acidente, seja do motorista, dos passageiros, pedestres ou mesmo de animais. Contudo, o equipamento de segurança atua de forma complementar ao cinto de segurança.

    Segundo o juiz Pedro Silva Corrêa, "nesse contexto, observa-se que no caso de os mencionados dispositivos terem funcionado, a probabilidade de o autor ter fraturado o mencionado membro seria praticamente anulada, porque o equipamento de air bag funciona aproximadamente à altura do local da lesão", enfatizou.

    O magistrado afirmou ainda que a tentativa da empresa de eximir-se da responsabilidade pelo não funcionamento dos equipamentos, sob argumento de o dispositivo não funcionar em colisões frontais, não encontra apoio no CDC. "Principalmente, considerando que não esclarece devidamente os consumidores a respeito do modo pelo qual os air bags são acionados", concluiu.

    Nº. do processo não informado.

    Fonte: TJGO

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