Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Fabris quer criação de Centros de Referência de Doenças Raras

    Projeto de Lei do deputado Gilmar Fabris objetiva diagnosticar, mapear e promover o tratamento das doenças

    Tramita na Assembleia Legislativa Projeto de Lei n.º 179/2012, de autoria do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), que estabelece a política de tratamento de doenças raras no Estado de Mato Grosso. O objetivo é autorizar o Governo do Estado a criar centros de referência para tratamento desses males. Por doenças raras, entende-se ser a doença que atinge um número limitado de pessoas, dentre a população total, definido como menos de uma em cada dois mil, que compromete a qualidade de vida das pessoas e pode causar deficiências.

    Conceitos médicos europeus estabelecem que o conceito doença rara, do ponto de vista da patologia humana, é absolutamente transversal, distribuindo-se por entidades de causa genética (80%), degenerativas, auto-imunes, infecciosas, oncológicas. A cada semana são descritas cinco novas patologias a nível mundial e as suas manifestações clínicas iniciam-se em quase 65% dos casos nos dois primeiros anos de vida.

    As doenças raras atingem a vida de milhões de brasileiros e em MT não é diferente. Essas doenças são, frequentemente, crônicas, progressivas, degenerativas, incapacitantes e/ou fatais. Hoje em dia, por falta de diagnóstico, foi negado a muitos pacientes que sofrem de doenças raras o direito de um tratamento especializado de uma vida digna, defende Fabris.

    Com a criação dos Centros de Referência em Doenças Raras será possível o Estado de Mato Grosso prestar assistência médica, de reabilitação e farmacêutica plena aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Os centros de referência são a base da política pública para raras na União Europeia desde 2005, embora alguns países tenham estabelecidos estes centros antes desta data. A aprovação do presente projeto e a conseqüente criação dos Centros de Referência no Estado de Mato Grosso, além de atender à obrigação do Estado de garantir a saúde de seus cidadãos, pode acarretar economia as cofres públicos, uma vez que permitirá o diagnóstico mais rápido e tratamento mais eficiente aos pacientes com raras. Assim sendo, por ser justa esta reivindicação, conclamo meus Pares pela aprovação do presente Projeto de Lei.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    (65) 3313-6420

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações256
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fabris-quer-criacao-de-centros-de-referencia-de-doencas-raras/100126990

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)