Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Faculdade condenada à revelia deve pagar multa convencional mesmo sem a presença da CCT nos autos

    Publicado por JurisWay
    há 8 anos
    A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) determinou que uma faculdade do Distrito Federal - condenada à revelia pelo juízo da 8ª Vara do Trabalho de Brasília - pague multa convencional de 10% sobre atrasos de salários de um trabalhador, mesmo sem a apresentação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nos autos do processo. Para o relator do caso, desembargador Grijalbo Fernandes Coutinho, de fato, seria recomendável a exibição dos documentos pelo autor da ação. Porém, quando o empregador é réu revel e confesso, a existência ou não de determinada norma prevendo a aplicação de multa sobre os salários pagos após o prazo legal tem relação com a matéria debatida nos autos, o que faz com que a alegação do trabalhador seja elevada à verdade processual, independentemente da juntada da CCT.

    Embora estejamos acostumados com a exibição de cópias dos pactos coletivos, fatos neles amparados podem se tornar verdadeiros independentemente de sua juntada aos autos, considerando inclusive a força imperativa e normativa de um dos princípios basilares dos Direito do Trabalho, o da primazia da realidade, além dos efeitos da confissão ficta empresarial, observou o magistrado em seu voto.

    (Bianca Nascimento)

    Processo nº 0000904-07.2014.5.10.008









    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/faculdade-condenada-a-revelia-deve-pagar-multa-convencional-mesmo-sem-a-presenca-da-cct-nos-autos/367253646

    Informações relacionadas

    Jamile Massad, Estudante de Direito
    Artigoshá 7 anos

    Os diversos meios de provas no Código de Processo Civil

    OAB - Seccional do Rio Grande do Sul
    Notíciashá 15 anos

    Depoimento colhido após atraso da parte afasta efeitos da confissão ficta

    Notíciashá 18 anos

    TRT rejeita confissão ficta porque partes concordaram em adiar audiência

    José Inácio Tarouco Machado, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    A importância de suscitar a confissão na própria audiência de instrução

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)