Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Falhas na aquisição de alimentos para merenda escolar em Beberibe, no Ceará

    há 7 anos

    Indícios de irregularidades foram encontrados nos procedimentos de aquisição de alimentos para a merenda escolar, com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), no município de Beberibe, no Ceará. Favorecimento e contratação de sociedade empresária sem atuação comercial consolidada no setor de fornecimento de gêneros alimentícios foram as falhas apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

    A atuação do TCU se originou de representação encaminhada por um vereador de Beberibe. Ele percebeu que, de uma maneira geral, a merenda oferecida nas escolas não condiz com o cardápio da Secretaria Municipal de Educação, por faltarem alguns ingredientes ali previstos, além de a merenda servida aos estudantes, conforme apurado, ser de péssima qualidade.

    O tribunal analisou os editais e processos de licitação dos exercícios de 2013 e 2014. Como primeira irregularidade, uma das firmas vencedoras teria sido criada em meados de dezembro de 2012, de acordo com dados da Base de CNPJ da Receita Federal, levantando a suspeita de empresa fantasma. Também não houve publicação do aviso da licitação nem do extrato do instrumento de contrato no Diário Oficial da União. Além disso, a empresa tem outro ramo de atividade registrado, o comércio varejista de artigos de papelaria. De acordo com o relator do processo no TCU, ministro-substituto Marcos Bemquerer Costa, “a Administração deve abster-se de convocar licitantes cujo ramo de atividade econômica seja incompatível com o objeto da licitação realizada na modalidade convite”.

    O TCU promoveu audiência da prefeita de Beberibe, da secretária de Educação e da pregoeira. Porém, as agentes públicas não apresentaram seus elementos de defesa. Diante disso, os ministros do TCU, na sessão plenária de 12 de abril, consideraram a representação parcialmente procedente e aplicaram às responsáveis multas individuais no valor de R$ 5 mil. O tribunal também encaminhou cópia da deliberação ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

    Serviço:

    Leia a íntegra da decisão: Acórdão 759/2017 – Plenário

    Processo: 005.021/2015-4

    Sessão: 12/4/2016

    Secom – AM/ED

    Tel: (61) 3316-5060

    E-mail: imprensa@tcu.gov.br

    • Publicações2263
    • Seguidores189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falhas-na-aquisicao-de-alimentos-para-merenda-escolar-em-beberibe-no-ceara/454246501

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)