Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fazendários discutem temas relevantes da área tributária durante ENCAT

    Com o intuito de debater os principais temas e projetos relativos à área tributária, representantes Secretarias da Fazenda de 25 estados e Distrito Federal estiveram reunidos durante o XLVII Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT Bahia). O evento aconteceu na quarta e quinta-feira (20 e 21), no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina.

    A palestra principal do último dia foi do secretário da Fazenda do Maranhão e coordenador do Confaz, Cláudio Trinchão, sobre “Conflito Federativo”. Ele mostrou um painel geral dos grandes conflitos, com números e tabelas, de forma que todos os participantes tivessem uma visão holística dos assuntos mais relevantes sobre o tema.

    “Estamos passando por um momento atípico em que se discute, ao mesmo tempo, a reforma do Fundo de Participação dos Estados (FPE), do ICMS, a questão dos royalties, entre outros. É um momento em que devemos ficar atentos, pois essas alterações serão profundas e, consequentemente, trarão repercussão nas políticas de desenvolvimento dos estados”, explicou Cláudio Trinchão.

    Segundo o secretário, a intenção da sua apresentação foi mostrar tudo que está acontecendo para que os administradores tributários tivessem uma visão mais abrangente não só da área tributária, mas também da financeira. “Os participantes do ENCAT são pessoas formadoras de opinião e, por isso, devem ter uma ampla visão do que está acontecendo na economia do Brasil”.

    No mesmo dia, também ocorreram debates sobre a Federação Nacional do Fisco (Fenafisco); Recopi Nacional; Conhecimento de Transporte Eletrônico; Nota Fiscal Eletrônica; Modernização da Fiscalização: Canal Vermelho Nacional e Carimbo Eletrônico; dentre outros.

    Ao final, foram feitas as deliberações para o próximo ENCAT, que será realizado do dia 4 a 7 de junho, em Macapá, no Estado do Amapá. O encontro, que acontece a cada trimestre, tem papel de desenvolver e implantar soluções que reduzam a sonegação, facilite a vida do contribuinte e aumente o controle do Fisco.

    • Publicações1859
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fazendarios-discutem-temas-relevantes-da-area-tributaria-durante-encat/100411682

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)