Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Filhos e cônjuges poderão ter nome incluído em conta para comprovar residência

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 7 anos

    A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou o Projeto de Lei 6522/16, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), que obriga as concessionárias de serviços públicos, como de fornecimento de água e energia elétrica, a incluir na fatura os nomes de cônjuge, companheiro ou companheira e filhos maiores de 18 anos do titular da conta.

    A inclusão será feita a pedido do titular da conta do serviço público.

    As pessoas com nome na fatura devem morar no local em que o serviço é prestado, sob pena de serem incriminados por falsidade ideológica.

    O texto inclui a obrigação na lei de autodeclaração sobre prova de vida, residência, pobreza, dependência econômica, homonímia ou bons antecedentes (Lei 7.115/83).

    Exugência comum
    Para o relator, deputado Átila Lira (PSB-PI), a proposta é “justa e assertiva” ao incluir nas contas o nome de familiares de primeiro grau que residem no mesmo endereço. “A ideia é relevante, pois a prova de residência é exigida em diversas situações, desde a concessão de crédito até a de direitos de cidadania pelo próprio Estado.”

    Segundo o deputado Severino Ninho (PSB-PE), o projeto precisaria especificar melhor quem seria caracterizado como devedor em uma eventual inadimplência. “Se alguém não paga a conta de energia, quem vai para o Serasa?”, questionou.

    Já o deputado Celso Russomanno (PRB-SP) avaliou que a proposta beneficia inclusive as empresas. "Se um não paga, outro tem que pagar a conta. Se faz parte e divide o imóvel, ele está assumindo o ônus e o bônus.”

    Tramitação
    A proposta ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, o texto segue para o Plenário.

    Íntegra da proposta:
    • PL-6522/2016
    Reportagem – Tiago Miranda
    Edição - Rosalva Nunes

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações165
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/filhos-e-conjuges-poderao-ter-nome-incluido-em-conta-para-comprovar-residencia/464962878

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Lucio Alves
    7 anos atrás

    Os ilustres deputados estão querendo garantir que as concessionárias, tenham maiores oportunidades de receber suas dividas por haver mais de um cliente a responsabilizar.

    Resta saber quanto custou este projeto de Lei, para as concessionárias. continuar lendo