Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Finanças rejeita proibição da cobrança da taxa de iluminação tanto do condomínio quanto do morador

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou proposta que altera o Código Tributário Nacional (Lei 5.172/66) para proibir a cobrança cumulativa de taxa de iluminação pública do condomínio e do morador (PLP 125/15).

    O projeto, apresentado pelo deputado Vitor Valim (Pros-CE), recebeu parecer contrário do relator, deputado Enio Verri (PT-PR).

    Verri argumentou que o fato de a taxa de custeio do serviço de iluminação pública (Cosip) aparecer tanto na conta de energia do condomínio como na do morador não significa dizer que há bitributação, em razão de não haver coincidência da base de cálculo.

    “A Cosip costuma ser fixada em alíquota específica proporcional ao consumo de energia elétrica, porém a energia consumida e tida como parâmetro para estabelecer a taxa do condomínio não é a mesma usada para a fixação da cobrança ao morador”, justificou o relator.

    Apesar de ser contrário ao mérito da proposta, o relator se posicionou favorável à adequação do texto às leis orçamentárias.

    Tramitação
    O projeto, que já havia sido aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para votação do Plenário.

    Reportagem – Emanuelle Brasil
    Edição – Marcelo Oliveira

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/financas-rejeita-proibicao-da-cobranca-da-taxa-de-iluminacao-tanto-do-condominio-quanto-do-morador/565914864

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)