Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Fiscais federais agropecuários contestam terceirização da inspeção sanitária

    A importância da inspeção e vigilância sanitária animal motivou diálogo entre o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Gaúcha, deputado Adolfo Brito, e os fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura Roberto Schroeder (ex-superintendente regional do MAPA-RS), Bianca Tessele e Beatris Kuchenbecker, na manhã desta quinta-feira (9).
    A conversa ocorreu logo após a reunião ordinária da Comissão, cuja pauta continha requerimento para a realização de audiência pública sobre a modernização no serviço de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal no Estado. Porém, por falta de quórum, não houve votação.
    Na oportunidade, os servidores defenderam que a inspeção deve ser feita por fiscais oficiais, admitidos por meio de concurso, e não por empresas terceirizadas, prezando pela defesa do consumidor. Além disso, apontaram que está sendo discutida uma forma de otimizar o trabalho dos veterinários nos municípios e projetos de aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
    Adolfo Brito ponderou a situação de dificuldades econômicas dos Estados e Municípios, incluindo os problemas na manutenção de estruturas criadas pelos governos federal e estadual que passam a fazer parte dos gastos municipais, bem como a falta de recursos para contratação de concursados. Também demonstrou a sua preocupação com as pequenas agroindústrias e com a legislação atual que impede, em função de várias exigências, o funcionamento das mesmas e a venda dos produtos em outras cidades.
    Entretanto, o parlamentar afirmou a necessidade da capacitação de fiscais sanitários, dando oportunidades, inclusive, para agentes locais, e que a Comissão de Agricultura está aberta a receber sugestões viáveis a fim de melhorar o sistema sanitário no Estado.
    “Nossa preocupação é tanto com a qualidade dos produtos e a saúde da população quanto com a falta de recursos para manter os municípios ativos. Por isso, todas as ideias que venham a ajudar serão muito bem recebidas”, finalizou o presidente Brito.




    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fiscais-federais-agropecuarios-contestam-terceirizacao-da-inspecao-sanitaria/347883170

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)