Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Fiscalização conjunta inédita na Baía da Babitonga une órgãos federais, estaduais e municipais

    Força-tarefa passou nesta sexta-feira (26) pelas ilhas Rita, do Corisco e do Cação, e no Rio Palmital

    há 5 anos

    Uma ação fiscalizatória conjunta e inédita foi deflagrada nesta sexta-feira (26) na Baía da Babitonga, no litoral Norte de Santa Catarina, com a participação conjunta de órgãos federais, estaduais e municipais. A ação foi concebida pela Câmara Técnica de Fiscalização do Grupo Pró-Babitonga (GPB) e sua realização foi organizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina, Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental, em união com integrantes do GPB, também com a participação da Marinha, do Ibama, do IMA e de representantes dos municípios de Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e Joinville. Um total de nove barcos e 34 pessoas estiveram envolvidos na ação.

    A fiscalização na Baía da Babitonga e adjacências foi focada nas ilhas Rita, do Corisco e do Cação, e no Rio Palmital. Também houve fiscalização pelo IMA de uma draga em movimento próxima à desembocadura do Rio Cubatão. Realizada na manhã e começo da tarde desta sexta-feira, a ação teve como finalidade maior a integração dos órgãos de fiscalização federais, estaduais e municipais.

    Uma abordagem de cunho educativo também foi realizada a diversos pescadores amadores e profissionais, com a adoção das providências cabíveis pelos órgãos competentes quando detectadas irregularidades (apreensão de equipamentos, lavratura de autos de infração etc). "A ação fiscalizatória conjunta é a primeira de uma série. Ações articuladas entre diferentes órgãos de controle e fiscalização ocorrerão mais frequentemente na lâmina d'água da Baía da Babitonga", disse o procurador da República Flávio Pavlov da Silveira, que integrou a força-tarefa, da qual também participou a assessora do 1º Ofício do MPF em Joinville Bruna Deon.

    Todos os municípios da região foram convidados por ofícios dirigidos aos prefeitos ou secretários de Meio Ambiente para integrar a ação, mas Balneário Barra do Sul e Araquari não participaram da ação conjunta. O helicóptero Águia da Polícia Militar também deu apoio no final da operação. Não houve presos.

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal em SC
    Atendimento à imprensa: (48) 2107-2480, 2107-2466 e 2107-2474
    E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
    www.mpf.mp.br/sc
    Twitter: @MPF_SC
    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações168
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fiscalizacao-conjunta-inedita-na-baia-da-babitonga-une-orgaos-federais-estaduais-e-municipais/701835740

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)