Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Força Nacional será permanente, avisa Torquato Jardim

    Ministro da Justiça condecora profissionais de segurança em solenidade pelos 13 anos

    há 7 anos

    Brasília, 29/11/17 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, declarou que o governo federal está trabalhando para transformar a Força Nacional numa organização permanente. A afirmação foi feita na tarde desta quarta-feira (29), em Brasília (DF), durante solenidade comemorativa pelos 13 anos do programa, que já realizou mais de 300 grandes operações em apoio a estados e outros órgãos federais.

    "É uma honra estar com vocês, homenageá-los nesta data. Vocês cumprem um papel constitucional, são a união entre o plano federal das forças armadas clássicas e o plano estadual das polícias militares e civis. Há um vácuo constitucional antigo da segurança pública brasileira que vocês começam a preencher. Daí porque acredito a sua experiência bem-sucedida e o seu prestígio vão levar, necessariamente, num futuro próximo, à institucionalização permanente da Força Nacional. Não há outro caminho mais útil, mais eficaz. Ao cumprimentá-los, no que é possível antecipar o futuro, é esse o futuro da Força, ser uma força permanente, graças ao sucesso de vocês", afirmou Torquato Jardim.

    Ainda de acordo com o ministro da Justiça, o governo federal investe no nivelamento dos profissionais, oriundos de corporações das 27 unidades federativas para empregá-los em operações e o resultado disso precisa ser estendido.

    "Esse treinamento único tem que ter consequências de longo prazo. Vocês são tão bem-sucedidos que o presidente da República [Michel Temer] já se convenceu que é necessário tornar permanente a Força Nacional. É questão de tempo e modelo. Fica aqui o desafio do modelo institucional a ser instituído, a formação básica desse pessoal, o custo desse pessoal e a destinação da Força, que não vem em substituição a nenhum dos poderes estabelecidos, às Forças Armadas ou às instituições militares ou civis dos estados. Ao contrário. É liame a ligação. A sua eficiência só é possível em parceria estreita com a força local, que é quem melhor conhece o bairro, a cidade", assegurou.

    HomenagensA solenidade realizada na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública contou com homenagens a 66 profissionais que contribuíram para o seu engrandecimento da Força Nacional ou se destacaram em missões a serviço do órgão. Além do ministro Jardim, participaram da entrega de medalhas o secretário-executivo da Pasta, Gilson Libório, o secretário nacional de Segurança Pública adjunto, almirante Alexandre Mota, e o diretor da Força Nacional, coronel Joviano Lima.

    "Esse importantíssimo programa de cooperação federativa coordenado pela Senasp vem conquistando expressivo relevo nacional em decorrência das diversas atividades imprescindíveis à preservação da ordem pública nos estados da federação, em apoio a governadores e ministros de Estado. Parabéns, Força Nacional!", destacou o secretário Mota.
    Mota lembrou as realizações ao longo de 2017 na Força Nacional, que é hoje uma das seis diretorias da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJSP) e também contribui com a capacitação de profissionais dos estados e do DF e reequipamento das instituições, através de doações em retribuição à cessão de efetivo para participar de operações.

    "A Força Nacional hoje completa 13 anos de dedicação exclusiva à causa pública e esta expressão demonstra o vigor e o comprometimento de seus integrantes em honrar a nossa pátria e o nosso povo brasileiro em todas as missões", destacou o diretor Joviano.

    A ForçaInspirada nas Forças de Paz das Nações Unidas, a Força Nacional foi criada em 29 de novembro de 2004, como um programa de cooperação federativa para atuar em atividades específicas de segurança pública, podendo atuar em emergências e calamidades públicas.Suas equipes podem atuar em qualquer município do Brasil, caso solicitadas pelo governador do respectivo estado ou do Distrito Federal e autorizadas pelo MJSP, podendo apoiar a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros ou os órgãos de Perícia Forense locais. Da mesma forma, as equipes também podem dar suporte operacional a outros ministérios e órgãos federais – a exemplo da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.Em 13 anos, foram desenvolvidas mais de 300 operações em todas as regiões do Brasil, em apoio a ações de polícia ostensiva e judiciária, policiamento ambiental, em áreas indígenas e de fronteira, além de grandes eventos, como os Jogos Rio 2016. Atualmente, são desenvolvidas 16 operações diferentes em 10 estados: Amazonas (2), Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul, Pará (4), Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul (2), Roraima e Sergipe.

    • Publicações7213
    • Seguidores624041
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forca-nacional-sera-permanente-avisa-torquato-jardim/526183350

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)