Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Força-tarefa contra ajuste de energia no AM se reúne com desembargador do TRF1

    há 8 anos

    Manaus - Na próxima quinta-feira (21), às 16h, os órgãos de defesa do consumidor do Amazonas, em força-tarefa contra o reajuste abusivo da tarifa de energia elétrica no estado, se reúnem com o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Néviton Guedes, em uma tentativa de sensibilizá-lo quanto à decisão sobre o reajuste tarifário que afetará, principalmente, os consumidores mais carentes. A estratégia foi anunciada em coletiva na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, em Manaus.

    Atualmente, o reajuste de 39,1% da tarifa de energia elétrica para os consumidores residenciais e de 42,5% para a indústria está suspenso por medida liminar desde novembro do ano passado. Porém, a liminar pode ser cassada nos próximos dias pelo TRF-1, uma vez que o desembargador pode reformar a decisão de primeiro grau.

    Caso isso aconteça, os nove órgãos de defesa do consumidor autores da ação contra a Amazonas Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) temem que a decisão tenha efeito retroativo e a cobrança dos meses de reajuste seja feita sem parcelamento para os consumidores finais.

    “A Defensoria Pública da União entende que ninguém pode questionar que um aumento de 40% no serviço público não seja abusivo; não é razoável e não cabe no bolso da família do Amazonas. Foi uma conquista dessa força-tarefa a suspensão do aumento de 40% e vamos continuar lutando para que a suspensão dessa cobrança se mantenha no TRF1, para que isso não seja sentido pelos consumidores no Amazonas e, principalmente, pelas famílias mais pobres”, declarou o Defensor Público Federal Pedro Rennó Marinho, chefe da unidade da DPU no Amazonas, durante a coletiva.

    A força-tarefa em defesa do consumidor é composta pela Defensoria Pública da União, pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas, pelo Ministério Público Federal, pelo Ministério Público do Estado do Amazonas, pelo Procon-AM, pela Ouvidoria de Proteção ao Consumidor do município de Manaus (Procon-Manaus), pelas comissões de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus e da Assembleia Legislativa do Estado, e pela secção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM).

    RB (DPU-Manaus)/DSO
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4489
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forca-tarefa-contra-ajuste-de-energia-no-am-se-reune-com-desembargador-do-trf1/297521007

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)