Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Formalidade processual é um dos grandes entraves para a nossa Justiça

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 14 anos

    O Consultor Jurídico (www.conjur.com.br) de 11/12/2010 traz uma reportagem de ALINE PINHEIRO, intitulada Reintegração Eficaz - Inglaterra estuda como reduzir reincidência no crime, que comentarei adiante, parágrafo por parágrafo.

    A Revolução Industrial proporcionou a mudança radical no estilo de vida das pessoas, que, até então, dedicavam grande parte do seu tempo aos trabalhos braçais e passaram a poder usufruir de muitas horas para a Cultura e o Lazer.

    Todavia, como a maioria da população não tem grande afeição pela primeira - que exige um nível de refinamento maior - passou a investir febrilmente na segunda.

    Realmente, relativamente à população mundial, poucas são as pessoas que dedicam muitas e muitas horas à Cultura.

    A procura desenfreada pelo Lazer tem feito com que muitos desperdicem energia valiosa, que poderia e deveria ser gasta em atividades realmente úteis. Vivemos a Era da Futilidade.

    Muita gente, com horas e horas vazias pela falta de maturidade psicológica, parte, muitas vezes, para o desbordamento dos instintos primitivos, dando guarida aos apelos do sexo desvirtuado (inclusive incentivado pela pornografia divulgada na Internet), da violência (presente nas manchetes dos jornais e da televisão, que lucram milhões com sua divulgação), da ambição desmedida (que incendeia os cérebrosincautos e leva à corrupção e à fraude) e do desrespeito às regras sociais (quebrando-se todos os paradigmas da civilização e pregando-se a desordem.

    Esse o quadro mental que vivemos atualmente.

    Diante de uma sociedade com essa característica, tentam os teóricos e operadores do Direito encontrar fórmulas para manter a ordem possível, a qual se apresenta cada vez mais difícil.

    O problema é que alguns desses profissionais padecem dos mesmos males que vitimam a sociedade: descrentes da Ética, adeptos de um Materialismo mal disfarçado e moralmente viciosos.

    A Inglaterra enriqueceu-se, até a 2ª Guerra Mundial, às custas do imperialismo e da exploração das nações pobres do planeta.

    Atualmente, sem condições de manter seu perfil dominador, apresenta-se em crise interna, sobretudo de valores, não encontrando meios de adaptar-se aos padrões cada vez mais exigidos de respeito aos demais povos e idealismo sincero.

    Os cidadãos britânicos sofrem da síndrome de abstinência das riquezas do colonialismo: terão de aprender a pensar nos cidadãos dos outros países como parceiros e não como colonizados.

    A Inglaterra é totalmente diferente de nós, pois fomos e continuamos a ser colonizados por nações estrangeiras.

    Todavia, alguma coisa da sua experiência pode servir para nós. Passemos aos comentários.

    Metade dos prisioneiros na Inglaterra e no País de Gales comete outro crime em até um ano após a lib...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/formalidade-processual-e-um-dos-grandes-entraves-para-a-nossa-justica/2507648

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)