Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum dos Leitores

    Publicado por Estadão
    há 12 anos

    STF

    Parabéns a Ayres Britto

    Ministro Carlos Ayres Britto, feliz aniversário, ao completar hoje 70 anos. Quanto à sua aposentadoria, que Deus lhe conceda muitos anos de vida, com saúde e paz, para usufruir o direito que seu trabalho honrado lhe concedeu. Obrigado por sua colaboração no julgamento do mensalão, a Pátria amada agradece. E eu também!

    VIRGÍLIO MELHADO PASSONI

    mmpassoni@gmail.com

    Jandaia do Sul (PR)

    Poder com doçura

    Ministro Carlos Ayres Britto, respeitosamente cumprimento o senhor por ter exercido a presidência do STF com a simbologia do beija-flor: o poder com doçura.

    ANA CRISTINA CANETTIERI

    canettieri@cadec.com.br

    São Paulo

    Amigo da liberdade

    Merece para sempre o epíteto de amigo da liberdade de imprensa e da democracia o ministro Carlos Ayres Britto, que hoje se aposenta. Na presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi o responsável pela criação do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade, com a incumbência, em nível de comissão, de acompanhar as decisões sobre o livre exercício da imprensa e verificar ações judiciais a ele relacionadas. Magnífico passo em homenagem ao verdadeiro regime democrático! É de extrema importância a novel entidade criada pelo ilustre magistrado, especialmente no momento atual, em que partidos políticos desejam combater a imprensa em decorrência de sua límpida e correta atuação no caso da Ação Penal 470. Sem influir, mas observando, o CNJ via esse fórum focará decisões de todos os magistrados ou Cortes que examinem e julguem casos relacionados com a liberdade de imprensa. Foi um passo muito importante para a imprensa brasileira, para a liberdade democrática e para o amplo esclarecimento de todos os brasileiros sobre temas e fatos da República. Sem dúvida, o caso de censura ao Estadão, há anos pendente de resolução, agora poderá ser deslindado rapidamente.

    JOSÉ CARLOS DE C. CARNEIRO

    carneirojc@ig.com.br

    Rio Claro

    Saída honrosa

    Ao se aposentar, o ministro Carlos Ayres Britto saiu pela porta da frente do STF e vestindo a camisa da justiça. Infelizmente, acredito que dois dos atuais ministros dessa Corte, quando se aposentarem, terão de utilizar a outra porta, uma vez que vestem a camisa vermelha do PT.

    PEDRO PAULO SOUZA

    pedrinhopsouza@hotmail.com

    São Paulo

    Cabeça erguida

    Será que os dois ministros do STF que se curvam ao PT, sem constrangimento perante os brasileiros, sairão de cabeça erguida, como Ayres Britto, quando das suas respectivas aposentadorias?

    JOSÉ WILSON DE LIMA COSTA

    jwlcosta@bol.com.br

    São Paulo

    Aposentadoria compulsória

    Quando é que vai ser revogada essa absurda imposição de uma pessoa - como o exmo. ministro do STF dr. Ayres Britto (e outros) - se aposentar, em pleno vigor de suas faculdades intelectuais, aos 70 anos de idade? Nos EUA um ministro da Corte Suprema serve até se julgar incapaz de cumprir suas tarefas e alguns se aposentaram com mais de 90 anos. Essa lei deve ser dos tempos do Império ou da Proclamação da República, quando uma pessoa era considerada velha aos 50 anos.

    ROGER CAHEN

    rcahen@uol.com.br

    São Paulo

    CORRUPÇAO

    Defesa aguerrida

    É estarrecedor um ministro do STF defender aguerridamente os réus do mensalão. Dizer que ladrão de dinheiro deve pagar com dinheiro é piada. Mas pagar com que dinheiro, o roubado? Os ladrões do erário não atentaram contra o Estado? É, apenas surrupiaram com muita audácia uma quantia faraônica dos cofres públicos para financiarem seus fins, ou seja, a permanência no poder. Logo depois da condenação desses criminosos pelos ministros do STF, um de seus pares a classificou de nazista, fascista e medieval. E, certamente para abrir brechas a manifestações petistas contra a condenação de seus companheiros, o ministro da Justiça declarou em palestra que preferia morrer a cumprir pena no País. Absurdo! Por que isso agora? Será insinuação para não serem presos os mensaleiros? Com essa atitude dos petistas, fico em dúvidas sobre a idoneidade do PT: se, para ele, o STF é medieval no julgamento, o PT, para mim, é terrorista, pois seus métodos em nada diferem dessa prática. Por outro lado, fico a imaginar que toda essa façanha da militância, etc., visa a esconder ou blindar alguém ainda não denunciado.

    VICENTE MUNIZ BARRETO

    dabmunizbarreto@hotmail.com

    Cruzeiro

    Idade Média

    Segundo Dias Toffoli, figura decorativa no plenário do STF, as penas aplicadas aos réus do mensalão são medievais. Não seriam também medievais as atitudes dos envolvidos no indecoroso esquema de compra de votos de parlamentares, sr. ministro?

    FRANCISCO ZARDETTO

    fzardetto@uol.com.br

    São Paulo

    Trevas

    Medieval é termos um juiz sob encomenda.

    DANIEL DAYAN

    studio@danieldayan.com.br

    São Paulo

    Mensaleiros condenados

    Após a decisão do STF, não adiantam mais discursos esdrúxulos e popularescos. Contra fatos não há argumentos!

    FRANCISCO JOSÉ SIDOTI

    fransidoti@gmail.com

    São Paulo

    Partidarização do Judiciário

    O PT está certo. Ao condenar os "vergonhosos atos que afetam o cidadão comum, privando-o de serviços essenciais, colocando-o à margem da vida", os ministros do STF levantaram a bandeira daquele partido virtual que defendia os pobres e oprimidos.

    HELENA RODARTE C. VALENTE

    helenacv@uol.com.br

    Rio de Janeiro

    Mídia conservadora

    A mídia conservadora que o PT acusa de ter pressionado os juízes do STF para condenarem os companheiros é a mesma que o PT usou para fazer oposição irresponsável ao governo no período 1995-2002 e chegar ao poder.

    EUCLIDES ROSSIGNOLI

    euros@ig.com.br

    Itatinga

    Protestos

    Se você tem pena de impor pena a quem depena, é uma pena.

    OSCAR ROLIM JÚNIOR

    rolimadvogado@ibest.com.br

    Itapeva O MANIFESTO DO PT

    O Partido dos Trabalhadores (PT) enlouqueceu ao dizer que o Supremo Tribunal Federal (STF) “desrespeitou as garantias institucionais” para “tentar incriminar o PT” e que a “partidarização do Judiciário ficou evidente”. Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, sim, provam e deixam isso evidente. Esquecem-se de que pessoas do PT que praticaram os “malfeitos” da Dona Dilma é que estão sendo julgados, e não o partido. O ex-assessor de José Dirceu, o Sr. Toffoli, diz que foi apenas o “vil metal”. Foi não, moço, foi a sede do poder, o vale-tudo de “mandamos nós” e a esperança de permanecer no poder para sempre. E por essa ambição desmedida milhares de brasileiros ficaram sem escola, sem emprego, morreram sem atendimento adequado em hospitais, em rodovias mal cuidadas, e o País, sem infraestrutura de portos e aeroportos, sem segurança e por aí vai. O governo do PT, Sr. José Eduardo Cardozo, já está entrando no seu 10.º ano e, com todo esse dinheiro desviado aos cofres do PT e cupinchas, o sistema carcerário poderia estar modificado para recuperar pessoas, assim como poderia haver mais hospitais, etc., etc. Mas algumas pessoas do seu partido só têm olhos e tempo para os malfeitos. O Sr. Rui Falcão, como presidente, deveria estar defendendo o partido e os bons do partido – e tem muitos – dos grandes malfeitores. Além disso, Sr. Toffoli, seus cumpanheiros soltos, com multas mais pesadas a pagar, seriam perigosíssimos à Nação, pois continuariam a fazer mais do que já fizeram e continuam fazendo para conseguir quitá-las, ou o que já foi desviado está bem guardado e daria para tudo isso, e o círculo vicioso estaria instalado. E o que pensar do homem cujo governo e partido estão sendo julgados, mas ele diz que não viu as condenações porque tinha mais o que fazer?

    Cecilia Centurion

    São Paulo

    *

    ANJOS SUJOS

    A Executiva do PT divulgou manifesto em defesa dos réus do mensalão, apesar de todo cidadão ter aprendido que decisão da justiça não se discute, cumpri-se. Mas o PT está acima da Constituição e da ética – para os “anjos de cara suja” petistas, não existem corruptos no partido, é pura perseguição política. Assim agirão sempre os poderosos que não aceitam serem criticados, são sempre os donos da verdade, por mais mentirosa que seja. Lula está aí para não me deixar mentir.

    João Roberto Gullino

    Petrópolis

    *

    PARTIDO MARGINAL

    O PT não subscreveu a Constituição de 1988. Portanto, não há porque se surpreender quando este partido desrespeita o STF. Na minha opinião, o PT é um partido marginal, que não se subordina ao processo político democrático e será uma ameaça constante ao Estado de Direito. Outra característica muito mais grave é a de que toda decisão política tenha que passar pelo crivo do Lula, ou seja, determinações que vão desde a divulgação de um simples manifesto até as deliberações da Dilma na condução do País. Isso significa que o Brasil está nas mãos do Lula e que o PT subtraiu a Nação dos brasileiros, colocou-o no colo de um virtual ditador.

    Eugênio José Alati

    Campinas

    *

    PODE ISSO?

    Causa estranheza o modo repulsivo, irado até, de certos mentores do PT, ao se manifestarem contra as decisões do Supremo Tribunal Federal. A tentativa de fazer crer aos desavisados e correligionários de mentes fechadas que o julgamento tem viés político, imposição da mídia e outros fatores, leva os mesmos a desqualificarem os termos processuais, usados no julgamento e condenação dos réus na Ação Penal 470, pelos eminentes ministros do STF. Fica aqui uma pergunta que milhões de brasileiros gostaria de fazer à um dos três poderes da República, o Judiciário como um todo: manifestação intempestiva, colérica e não submissa às leis vigentes, pode? Por muito menos, se o cidadão comum abrir a boca para se manifestar contrariamente a um julgamento e posterior decisão de um juiz de primeira instância, estará sujeito a ser preso imediatamente. Que ninguém pague para ver, que vai se dar mal!

    Aloisio A. De Lucca

    Limeira

    *

    PARTIDARIZAÇAO

    Tendo em vista as inúmeras e contundentes evidências, tenho que concordar com a opinião do Partido dos Trabalhadores de que o Supremo Tribunal Federal se partidarizou. Só que discordo frontalmente da generalização dessa partidarização. Apen...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-dos-leitores/100189208

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)