Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum dos Leitores

    Publicado por Estadão
    há 13 anos

    PODER JUDICIÁRIO

    Que se debata!

    Posso entender a indignação de Cezar Peluso ante a declaração da corregedora nacional Eliana Calmon de que a magistratura está com infiltração de bandidos que se escondem atrás da toga, pois a generalização atinge os que agem com lisura e compromete a "corporação". Ela rebateu dizendo que não falava de toda a categoria. Porém devo cumprimentá-la pela coragem de abrir esse debate, que há muito precisava ser trazido à baila. Há, sim, algo de muito podre no reino do Judiciário. É inconcebível que com tantas denúncias de desvios de verbas públicas, tantas provas de maracutaias de políticos, tantos desmandos praticados por tantas e tantas "quadrilhas" formadas dentro do governo, não haja uma prisão, uma condenação. Ou se anulam provas, ou são julgadas insuficientes, ou há falhas processuais, ou ocorrem prescrições, sempre há uma justificativa para a justiça não ser feita. E o que dizer da aprovação de uma lei que impõe a óbvia prerrogativa de ficha limpa para que alguém se possa eleger? Nem isso conseguimos fazer valer! Não, sr. Peluso, não era necessária a declaração da sra. Eliana para que essa Casa ficasse desacreditada. Os brasileiros há muito não confiam nos homens da Justiça. Atitudes positivas e em favor do povo é que hão de dar crédito ao Judiciário. Como ele se está mostrando, ineficiente, impróprio, afastado da sociedade e a favor dos que estão acima da lei - e há muitos acima da lei -, só serve para que caia em desmoralização, dando a impressão de ser o grande e único patrocinador da impunidade, sendo a toga, sim, um bom esconderijo. Que se debata!

    MYRIAN MACEDO

    myrian.macedo@uol.com.br

    São Paulo

    Até tu, Cezar?!

    Parece que, entre tantas blindagens neste país, agora é a vez do Judiciário. Quem tiver coragem, como a corregedora, que venha a público dizer que não existem juízes corruptos.

    JOSÉ LUIZ TEDESCO, advogado

    wpalha@terra.com.br

    Presidente Epitácio

    Parabéns a Peluso

    Parabéns ao companheiro Cezar Peluso pela defesa intransigente dos trabalhadores de nossa corporação, que se vem mantendo íntegra nos últimos 500 anos. As aleivosias da elitista Eliana Calmon não prevalecerão contra nossos preceitos pré-iluministas. O Judiciário unido jamais será vencido.

    WILLIAM CARVALHO

    williamcarvalho@terra.com.br

    Brasília

    Bandidos de toga

    Juízes corruptos, já identificados pela corajosa corregedora Eliana Calmon como bandidos de toga, confiam no corporativismo do Poder Judiciário, que supostamente ditará ordens ao STJ para eliminar eventuais provas que possam incriminá-los, assim como essa alta Corte anulou provas da PF no processo Boi Barrica, por determinação do influente clã Sarney.

    ROBERTO TWIASCHOR

    rtwiaschor@uol.com.br

    São Paulo

    SEM NOVIDADES

    Descendo a ladeira

    A ministra Eliana Calmon está estimulada demais, não existe desvio de conduta de juízes. Deputado Valdemar Costa Neto é absolvido. Deputados vendem emendas em São Paulo. Ex-presidente Lula em mais uma palestra milionária. Roubaram as vassouras colocadas em Brasília em protesto contra a corrupção. Skinhead condenado a 29 anos de prisão por assassinato de jovem continua livre, leve e solto. Resumo das notícias de segunda a quarta-feira. Tudo normal, sem novidades. É o Brasil descendo a ladeira...

    LUIZ RESS ERDEI

    gzero@zipmail.com.br

    Osasco

    TUDO IGUAL

    Ou de mal a pior

    Como sempre, o lúcido escriba José Nêumanne nos brinda com o excepcional artigo O Brasil de hoje é o Maranhão de 1966 (28/9, A2). Sua verve literária, aliada a seus conhecimentos políticos e sua ironia, nos mostra que realmente não há diferença entre o que era o Maranhão de 66 e o Brasil atual, graças, evidentemente, ao magnânimo José Sarney e sua "cumpanheirada". Sarney, como bem diz Nêumanne, um ex-udenista "Bossa Nova", trilhou todos os caminhos possíveis para permanecer na crista da onda da política nacional, usando todos os métodos, em especial os mais condenáveis. Acabamos de presenciar até onde vai sua influência com o arquivamento pelo STJ, a toque de caixa, de provas da Operação Boi Barrica, que provocou até a censura ao nosso Estadão. Citou também a genial frase de Roberto DaMatta "o Brasil usa as leis para manter os maus costumes", que coube muito bem. Sarney, como os demais citados no final do texto, é um cancro político que deveria há muito ter sido extirpado, mas permanece firme, mandando e desmandando, agora aliado ao PT, que já o havia considerado o político mais corrupto do Brasil. Essa união PT-Sarney vai acabar levando o Brasil ao caos político definitivo, se não terminar logo.

    CARLOS E. BARROS RODRIGUES

    ceb.rodrigues@hotmail.com

    São Paulo

    Dura realidade

    Tanto o artigo de Nêumanne quanto a coluna de Dora Kramer de 28/9 nos mostram uma realidade dura e estarrecedora no que tange à nossa política e aos políticos de plantão. Cabe a nós traduzir toda a nossa insatisfação com este estado geral de erros e falcatruas desses "senhores" todos, sem tirar um, por meio de manifestações, com o firme propósito de acabarmos com isso antes que tarde seja. Sarney, Collor, Lulla, Jucá, Vaccarezza, Renan, Genoino, Valdemar Costa Neto, Lupi e tantos outros envolvidos em mensalões e demais escândalos deviam estar devidamente cassados para todo o sempre. E presos. Mas, como vivemos no país dos coronéis, temos de aturar tais elementos mandando no povo e fazendo o que bem entendem, sem respeitar as leis vigentes - ora, as leis... Chegou a hora de darmos início à Primavera Brasileira.

    BORIS BECKER

    borisbecker@uol.com.br

    São Paulo

    O POETA DE SÃO PAULO

    Paulo Bomfim, 85 anos

    Contra o despudor dos tiranos, poesia/ Contra a desfaçatez dos corruptos, poesia/ Contra o desamor da modernidade, poesia/ Contra a melancolia da ausência, poesia/ A favor da urgência da ética, poesia/ A favor da verdade da democracia, poesia/ A favor da esperança de uma vida, poesia/ A favor da beleza de um dia, poesia/ Aos 85 anos de Paulo Bomfim, eterna poesia!

    JOSÉ D'AMICO BAUAB

    josedb02@gmail.com

    São Paulo VALDEMAR COSTA NETO

    A absolvição do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) pelo Conselho de "ética" da Câmara dos Deputados vem corroborar o que pensam os honestos e ordeiros trabalhadores do Brasil, que existem dois países, o do bem e o dos parlamentares, pois, enquanto num há ordem, ladrão está na cadeia (ladrão de pão, fraldas, sabonete, leite), no Brasil de certos parlamentares quem rouba milhões (desculpe-me) desvia milhões dos cofres públicos está impune e sorrindo. Enquanto no Brasil da fome e do trabalho se paga imposto e nada se tem, no Brasil dos Valdemares Costa Neto nada se paga e tudo se tem. E ainda por cima roubaram as vassouras que estavam em frente ao Congresso, como símbolo da limpeza moral do Parlamento. Para encontrá-las, basta ir à casa do Valdemar.

    Walter Francisco Barros walterfbarros@yahoo.com.br

    Araçatuba

    *

    JUSTIÇA

    Não podíamos esperar outra decisão desse desmoralizado e corporativista Congresso brasileiro. Absolver um cara como o Valdemar é uma lástima e uma amostra da podridão que assombra a política brasileira. Ainda bem que o PT (partido dos trapalhões) quer criar um imposto para grandes fortunas... Espero que pegue todos os nossos políticos, inclusive o Zé Dirceu. Mineiro não perde a boquinha nem o trem. Só assim tudo o que estão levando vai voltar para o povão otário que vota neles, e fazer um pouco da justiça que o País merece.

    Antonio Jose G. Marques a.jose@uol.com.br

    Rio de Janeiro

    *

    QUEM FAZ MAL AO BRASIL?

    Enquanto os membros do Conselho de Ética livraram Valdemar Costa Neto (PR-SP) de ser investigado por mais uma acusação de corrupção, de participar do esquema de propinas do Ministério dos Transportes, a titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres, depois de receber oito reclamações, resolveu encrencar com os comerciais estrelados por Giselle Bündchen para uma marca de lingerie. A ministra quer que os tais comerciais sejam tirados do ar e não entendeu nem a ironia contida no comercial. Se essa senhora está preocupada com o bem estar das brasileiras por que não se importa com a falta de creches e de assistência para as mulheres que precisam trabalhar? O que se assistiu ontem no Conselho de Ética mostrou como os petistas se mobilizam contra o que pode afetá-los profundamente e como acharam um jeito de proteger o dito deputado, que, se abrir a boca, deve ter muita coisa a dizer. E qual a relação de um fato e de outro? Simples: o PT acha que Giselle faz mal, mas que Valdemar faz bem ao País.

    Maria Tereza Murray terezamurray@hotmail.com

    São Paulo

    *

    STF E CÂMARA DOS DEPUTADOS

    O Supremo Tribunal Federal (STF), em vez de se preocupar com as declarações da corregedora-geral de Justiça Eliana Calmon (que tem razão em suas declarações), deveria se preocupar com os acontecimentos na Câmara dos Deputados, com as mazelas, falcatruas e conchavos que ali acontecem, especialmente com o Conselho de Ética, que tem como função investigar e punir os deputados que denigrem a imagem da instituição, mas onde por pura falta de vergonha na cara os seus componentes arquivam os pedidos de aberturas de processos contra os seus pares, demonstrando que eles estão acima da lei e de todos. Ora, quando o próprio relator Fernando Francischini declara que a decisão de arquivar o pedido de abertura de processo contra o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), que já renunciou em 2005 no esquema do mensalão, uma pizza gigante, além de este Conselho já também ter livrado o Jair Bolsonaro (PP-RJ) de abertura de processo por racismo, mostra exatamente que a impunidade deles (deputados) está institucionalizada, enraizada em todas as esferas políticas, inclusive no Executivo, que necessita do apoio d...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-dos-leitores/2853249

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)