Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum dos Leitores

    Publicado por Estadão
    há 13 anos

    DILMA NA EUROPA

    Ópera-bufa

    A delegação brasileira que foi fazer turismo na Bulgária teve a infeliz ideia de admitir, nos bastidores, que a corrupção naquele país é um obstáculo à cooperação e uma saia-justa para a senhora que está presidente. Então, estamos diante de um caso concreto que nos conduz àquela máxima "o roto falando do rasgado". É uma ópera-bufa!

    CLAUDIO D. SPILLA

    São Caetano do Sul

    *

    Coincidência

    O Brasil não desenvolve mais cooperação e parcerias com a Bulgária porque a corrupção de lá é um obstáculo? Que coincidência! Encontramos, finalmente, um país bastante semelhante ao nosso!

    FABIO FIGUEIREDO

    São Paulo

    *

    Múltipla escolha

    Brasil vê corrupção na Bulgária como entrave a parcerias. Assinale a alternativa correta: 1) Seria cômico se não fosse trágico? 2) Seria o porco rindo do toucinho? 3) O Brasil não é um país sério? 4) Todas as alternativas estão corretas.

    ANGELO ANTONIO MAGLIO

    Cotia

    *

    Passeio búlgaro

    Gabrovo, Mombaça, Dilma, Paes de Andrade... Os tempos mudaram, mas as atitudes e quem paga a conta, pelo visto, não.

    LUIZ NUSBAUM

    São Paulo

    *

    Sem noção

    Primeiro, a professora Dilma foi a Bruxelas dar uma lição de economia à União Europeia (UE). Não o contente, foi à Bulgária denunciar a corrupção que se espalha no país mais pobre da UE. Parecia um Lula de saia.

    ACHILLE APREA

    Vitória

    *

    ORIENTE MÉDIO

    A 3ª Guerra Mundial

    O tirano Bashar Assad anunciou os seus planos para a 3.ª Guerra Mundial. Se a Otan intervier no banho de sangue que ele promove na Síria, em vez de lutar, vai atacar Israel, em ação conjunta com o Hezbollah, do Líbano. Teria o apoio de Ahmadinejad, que atacaria os navios americanos no Golfo. Podemos também supor que o Kuwait seria - novamente - alvo dos acima citados. E assim pode desencadear-se a queda dos dominós que culmina numa guerra mundial. Tudo pelo extremismo violento, sujo, imoral, repugnante de uma trupe de vilões formada por Síria, Líbano, Irã, Arábia Saudita & Cia. Talvez precisemos de um Churchill novamente.

    SÉRGIO ECKERMANN PASSOS

    Porto Feliz

    *

    YOM KIPPUR

    Monoteísmo ético

    A grande contribuição dos judeus à civilização não foi o monoteísmo (que já existia antes de Jeová), mas o monoteísmo ético, a elaboração de um Deus que exige comportamentos, práticas sociais, e não rituais. Ao recuperar a fala de Isaías, o rabino Michel Schlesinger (Yom Kippur e os fanatismos religiosos, 5/10, A2) resgata a essência do judaísmo, afastando-se de leituras rasas da Bíblia, que acarretam atitudes fundamentalistas, lesivas a práticas sociais e contrárias à harmonia entre as nações. Os amantes da paz e da justiça social estavam merecendo um artigo como esse.

    JAIME PINSKY, historiador

    São Paulo

    *

    PODER JUDICIÁRIO

    'O CNJ não pode parar'

    Excelente o artigo do professor Modesto Carvalhosa sobre a necessidade de preservação dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) conforme expresso na Constituição federal (5/10, A2). É fundamental para a democracia brasileira, mais que a manutenção, o fortalecimento desse importante órgão de controle de atividade pública essencial. É exatamente seu adequado funcionamento que incomoda os que sempre foram contra a sua criação.

    SÉRGIO RABELLO TAMM RENAULT, advogado, foi o primeiro secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, período em que foi criado o CNJ

    São Paulo

    *

    PLANEJAMENTO

    Obras paralisadas

    Ao contrário do que sugerem as matérias Número de vetos a licitações cresce 23% e Transporte reúne 23 obras com suspeita de irregularidade (3/10), a recomendação de paralisação de obras diminuiu substancialmente nos últimos anos, expressando a melhoria dos controles internos dos órgãos federais. Para 2011 nenhuma obra foi paralisada pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária. Dentre 39 medidas cautelares citadas, apenas 7 incidem em obras do PAC, de acordo com relatórios do TCU. Dessas, 3 já foram saneadas e em 2 o tribunal determina a adequação de preços, e não a paralisação de obras ou licitações, o que só ocorre em outras duas cautelares. Entre os empreendimentos citados como reprovados pelo TCU (8), só 3 foram objeto de cautelar ou recomendação de paralisação. Segundo o TCU, não são 8 obras da Valec com indícios de irregularidades, mas 3.

    GUTO PIRES, Assessoria de Comunicação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

    Brasília

    N. da R. - Os dados que compõem a reportagem foram retirados dos relatórios do primeiro e do segundo trimestres deste ano comparados a igual período do ano passado. No primeiro trimestre, foram 20 medidas cautelares e 15 licitações e contratos suspensos. No segundo, 19 e 15 respectivamente. Em 2010, o relatório mostrou 19 medidas cautelares e 13 licitações e contratos suspensos no primeiro trimestre. No segundo trimestre foram 14 e 10, respectivamente. Quanto às obras do PAC, os números foram informados pelo TCU por email: do total de 32 obras (remanescentes do ano passado mais as comunicadas este ano ao Congresso) com recomendação de paralisação, 17 são do PAC e 1 PAC e Copa (Guarulhos). Já sobre os empreendimentos da Valec, os dados foram informados por e-mail pelo Ministério dos Transportes e confirmados pela Valec. Na Ferrovia Oeste-Leste, descrita na matéria, a Valec confirmou que 4 lotes de obras estão paralisados.

    *

    GREVES

    Correios e bancos

    Não vão terminar nunca?

    CARLOS E. BARROS RODRIGUES

    São Paulo *

    GREVE

    Os funcionários do Correios continuam e continuarão em greve em São Paulo e em mais seis Estados da União. Isso é uma afronta à população, que paga altíssimos impostos para ter um comportamento destes, tanto por parte deste desgoverno lulopetista quanto desses irresponsáveis funcionários que estão a prejudicar todo um povo refém da baderna. Até quando esse tipo de coisa vai acontecer no País e nada vai ocorrer com este pessoal?

    Boris Becker

    São Paulo

    *

    PAÍS IMPRESTÁVEL

    Como no Brasil o correio é um monopólio estatal, e considerado um serviço essencial, os trabalhadores dos Correios não poderiam estar em greve. Não terem aceito a proposta feita ainda piora a situação. O que querem esses sindicalistas? Impor um porcentual? Não dá para negociar? Ou isso faz parte dos esquemas petralhas? O governo não tomou nenhuma atitude, simplesmente está à espreita. Enquanto Dona Dilma passeia (à nossas expensas) pela terra natal de seu pai, corremos atrás das contas que não chegam, e pagaremos juros etc., além de perderemos um tempo enorme. Este país é realmente uma choldra.

    Carlos E. Barros Rodrigues

    São Paulo

    *

    CHEGA DE PALHAÇADA

    Enquanto não houver a concessão dos serviços postais para outras empresas e a entrega e o envio de correspondência forem monopólio, os Correios são considerados serviços essenciais. Ninguém aguenta mais a festa do sindicalismo irresponsável que, por dinheiro, faz a sociedade refém. Chega de palhaçada!

    Maria Cristina Rocha Azevedo

    Florianópolis

    *

    EMPRESA DESTRUÍDA

    Essa greve nos Correios, que prejudica milhões de brasileiros, é culpa única e exclusivamente do Congresso Nacional, que manteve na Constituição o monopólio do serviço a essa empresa que foi modelo, mas que os políticos conseguiram destruir. Quanto à greve dos bancários, hoje, com terminais eletrônicos e internet banking, os banqueiros descobriram que não precisam mais dos bancários da CUT e a cada dia acrescentam mais máquinas e reduzem o pessoal. É mais lucrativo, não fazem greve nem tiram licenças e férias.

    Moyses Cheid Junior

    São Bernardo do Campo

    *

    BANCÁRIOS PARADOS

    Certas coisas nos fazem repensar a forma como vivemos e esta longa greve me fez repensar meus hábitos e concluir que nós praticamente não precisamos mais das agências bancárias e portanto dos bancários como precisávamos até há bem pouco tempo. Estou fazendo tudo através dos caixas 24h com muito conforto. Os bancos poderiam aproveitar a deixa e dispensar muitos e com isso baratear os custos e taxas para assim melhorarmos nossa vida, com consumo mais barato pois o dinheiro passaria a custar menos aos tomadores. Há males que vêm para o bem, e este é um deles.

    Carlito Sampaio Góes

    São Paulo

    *

    GRAVES GREVES

    A presidenta Dilma fica passeando pela Europa e dando aulas de como tirar “o mundo” da crise. Enquanto isso, aqui, no Brasil, vivemos o problema de duas greves, com graves consequências para o povo e nossa economia.

    Ulysses Fernandes Nunes Junior twitter: @Ulyssesfn

    São Paulo

    *

    SHOW DE CONTRADIÇÕES

    A milhares de quilômetros, na Europa, Dilma Rousseff parece expor a nu as contradições do cotidiano político nacional. Coberta de presunção, na Bélgica, resolveu dar “lições” sobre ajuste fiscal e gestão de dívida pública, esquecendo-se de que nossa própria dívida, de R$ 1,7 trilhão, consome anualmente muitos bilhões do orçamento público, minimizando que nossa taxa de juros é, simplesmente, a maior do mundo e olvidando o fato de que, quando o tema do ‘saneamento’ foi enfrentado na gestão tucana, o PT, seu partido – Lulla à frente – fez de tudo para desestabilizar as iniciativas de FHC para pôr ordem na casa, opondo-se até mesmo ao exitoso Plano Real! Em reunião com os dirigentes da Fifa para tratar da Copa 2014, Dilma deu sinais de transigir em temas relativos à soberania nacional, a mesma invocada para não entregar Cesare Battisti, criminoso condenado na Itália, às autoridades judiciárias daquele país. Por fim, na Bulgária, pareceu ver dificuldade em constituir parcerias com os locais porque, segundo dizem, haveria, ali, corrupção! Deve fazer todo sentido. Afinal, o Brasil, paradigma mundial no combate à corrupção, em particular nos governos petistas, não pode mesmo fazer negócios com gente assim – nem “pegaria bem”. Como se vê, a cada passo de nossa governante (a), afloram, espontaneamente, as contradições que marcam a trajetória desses que aí estão dando as cartas.

    Silvio Natal

    São Paulo

    *

    RESPONSABILIDADES

    Dilma disse, em Bruxelas: "O Brasil está pronto a assumir a sua responsabilidade". Que tal se assumisse a responsabilidade no nosso território, combatendo a corrupção, melhorando a educação, saúde e segurança sem aumentar os impostos que já são insuportáveis? A presidente precisa, primeiro, resolver os nossos problemas de gestão, neste país dominado pelos corruptos, corruptores e malfeitores e, depois, se tiver tempo disponível, sair dando conselhos por aí.

    Alberto Bastos Cardoso de Carvalho

    São Paulo

    *

    ‘EU BRAZIL SUMMIT’

    Na Europa, dona Dilma deve ter achado coisa da oposição a tradução “literal” do que estava escrito numa placa da pequena tribuna onde discursou: “Comigo o Brasil vai sumir”.

    Sergio S. de Oliveira

    Monte Santo de Minas (MG)

    *

    FAZENDO MÉDIA

    Se soubesse que a presidenta Dilma precisaria virar presidente e ter grana para visitar seus ancestrais, poderíamos ter feito uma vaquinha para ajudá-la. Realmente, família são os dentes. Como ela deve adorar os seus antepassados. Não deveria nem ter ido lá, se nunca foi. Fazer média está no currículo do PT.

    Anibal Vilari

    São Paulo

    *

    TOLOS

    Tratar os estrangeiros como tolos foi o que sobrou da conversa afiada de Dilma nessa viagem. Os brasileiros desligados, alheios a tudo até acreditam no que foi dito, mas os demais países só podem classificar sua fala de “conselhos malucos” além de simulados. Foi po...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-dos-leitores/2865092

    Informações relacionadas

    Decisão liminar garante matrícula no ensino superior a estudante menor aprovada no ENEM antes de concluir o ensino médio

    Ana Paula Dias, Advogado
    Modeloshá 7 meses

    Modelo de Petição Zolgesma - Contrarrazões agravo interno

    Sheila Intaschi Ramalho, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Porte de arma guarda municipal

    Alessandro Costa, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Petição Intermediária - comprovação - assistência gratuita

    Olivardo Júnior
    Artigoshá 6 anos

    Porte funcional de arma de fogo, prerrogativa de função ou mera faculdade?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)