Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum dos Leitores

    Publicado por Estadão
    há 13 anos

    ARGENTINA

    Cristina Kirchner

    Ao que parece, os argentinos não aprenderam nada com os governos populistas e aventureiros de Juan Domingo Perón e Carlos Menem, ao reelegerem Cristina Kirchner. Depois não entendem por que o país não sai do buraco econômico-social.

    PAULO RIBEIRO DE CARVALHO JR.

    São Paulo

    Choro por ela...

    A reeleição da sra. Cristina Kirchner é de lamentar. Como os argentinos puderam reeleger alguém que diz ter sido contra a ditadura no seu país e vive perseguindo a imprensa - e a mídia em geral, aliás -, querendo amordaçá-la de todas as formas, principalmente asfixiando-a economicamente? Como é que um povo que já foi considerado um dos mais cultos da América do Sul pode deixar-se enganar por um governo populista, que cooptou os diferentes setores com benesses, camufla a inflação e outras coisas mais que a imprensa não pode divulgar? Também, com uma oposição que apresentou seis candidatos a presidente... Eles merecem o "troféu da burrice", pois, em vez de se unirem e lutarem juntos, deram força ao lado adversário. Que os políticos da oposição (sic) brasileira não caiam nesse mesmo erro, porque os inimigos oportunistas se unem. Mas o meu choro é por pensar que Cristina Kirchner, usando a democracia - como outros políticos desta coitada América do Sul -, quer mesmo é, aos poucos, mas firmemente, acabar com as instituições democráticas!

    TANIA TAVARES

    São Paulo

    *

    CORRUPÇAO

    Ilícitos

    Quando autoridades não tomam providências diante de ilícitos, tornam-se cúmplices dos "malfeitos". O que Lulla tanto teme, a ponto de pedir à presidente Dilma que "pegue leve" com o ministro do Esporte? Outra coisa: Zilmar Moreira, da ONG Pró-Ação, infantilmente diz "ter quase certeza" de que não existem empresas fantasmas, (24/10, A4). Quase? Ah, bom! Então, ficamos assim...

    ALVARO SALVI

    Santo André

    Sem castigo

    O pedido de Lula a Orlando Silva para que resista no Ministério do Esporte foi também uma ordem explícita para a presidente Dilma mantê-lo no cargo. Isso quer dizer que ao governo do PT não importam os danos que o ministro já causou ao bolso dos brasileiros, nem interessam os prejuízos da imagem institucional do País perante o mundo neste pouco tempo que antecede os eventos que o Brasil sediará. Lula quer mesmo a perpetuação de seu partido no poder com a corrupção que marcou o seu governo. Lamentável!

    TOSHIMITSU ITOKAZU

    São Bernardo do Campo

    Enredo chinfrim

    O enredo dos recorrentes escândalos envolvendo ministros do governo Dilma, herdados do governo Lula, tem sido invariável. A imprensa explicita a tramoia envolvendo corrupção e desvio de dinheiro público, o acusado extravasa uma indignação fajuta, a presidente oferece um pífio apoio ao seu subordinado e, passadas algumas semanas, mais um ministro cai num "estado de podridão avançada". Seria de bom alvitre que a presidente Dilma pusesse fim a esse enredo chinfrim, ouvindo o clamor popular e iniciando a sempre adiada "faxina ética", com uma ampla reforma ministerial que eliminasse qualquer traço da herança maldita deixada por Lula. Está passando da hora de a "claudicante criatura" livrar-se do seu "mefistofélico criador".

    TÚLLIO MARÇO S. CARVALHO

    Belo Horizonte

    Brincadeiras

    Dona Dilma começou as suas brincadeiras com o "fazer tudo o que seu rei mandar". Depois passou a brincar de forca, colocou o primeiro F e parou por aí. Vamos ver quando vai dar prosseguimento a essa brincadeira e iniciar o "pega-ladrão". Só assim vamos acreditar em suas palavras.

    HAMILTON PENALVA

    São Paulo

    Fim do comunismo

    Depois da queda do Muro de Berlim, autênticos representantes da atual elite política brasileira dão a sua grande contribuição à História com a última pá para enterrar de vez o comunismo mundial.

    NILSON OTÁVIO DE OLIVEIRA

    São Paulo

    *

    TRÂNSITO E VIOLÊNCIA

    Bêbados ao volante

    "Ouvi" ontem no rádio as lágrimas da esposa e dos dois filhos pequenos do gari atropelado por mais um bêbado impune ao volante. Pergunto eu: por que os bêbados motoristas pagam fiança para o Estado? Por que não pagar à família das vítimas? Por acaso o Estado vai cuidar dessa família?

    LUIZ HENRIQUE PENCHIARI

    Vinhedo

    *

    ESCLARECIMENTO

    Itaucard

    Em 15/10, no editorial Os cartões e os consumidores (A3) foi feita menção à execução de sentença proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) contra diversas administradoras de cartão, inclusive o Itaucard, a fim de receber multa por descumprimento de liminar (e não por falta de recolhimento de multa diária, conforme constou do editorial). Gostaríamos de contextualizar a situação. Na ação civil pública, o procurador da República Márcio Barra Lima pediu uma liminar, que acabou sendo deferida pelo TRF da 2.ª Região. No entanto, dois anos depois, em julho de 2008, o mesmo TRF cassou a liminar, em decisão que se tornou definitiva. A liminar deixou de existir, desaparecendo também a multa. A execução proposta pelo MPF não tem, assim, nenhum fundamento jurídico. Tanto é assim que, dia 13 - dois dias antes da publicação do editorial, portanto -, o juiz da 30.ª Vara Federal, sendo informado da cassação da liminar, extinguiu a execução da multa. Na sentença o próprio juiz afirma que não foi informado pelo MPF de todos os fatos, o que certamente prejudicou o entendimento da questão. O Itaú Unibanco não cumula comissão de permanência com multa, como alegou o MPF. A nossa prática para todos os contratos em atraso é a cobrança da taxa de juros do contrato acrescida de 1% ao mês, além da multa de 2%.

    CLÁUDIA POLISTANSKI, diretora executiva da Área Jurídica

    São Paulo

    *

    ESPECULAÇÕES NO MINISTÉRIO DO ESPORTE

    Depois dos indícios de corrupção denunciados pelo policial João Dias, aos poucos surgem as provas sobre o esquema montado pelo PC do B para arrecadar recursos para a campanha. Como se vê, o caixa dois continua em franca atividade em quase todos os partidos. A presidente Dilma Rousseff continua dando linha para ver até onde vai. Se provas convincentes vierem, o que dirá o ministro em questão, Orlando Silva? Para acabar com a especulação acerca do assunto, deveria a presidente determinar que sob qualquer denúncia em ministérios, os envolvidos serão afastados até que se apurem os fatos. E, em contrapartida, caso nada fique provado, os denunciantes serão punidos. Afinal, quem não deve não teme. Se esse país fosse sério, essa seria uma forma de acabar com especulações, mas quando se tem um Judiciário e um Legislativo reféns do crime, vamos contar com quem? Em nome de dar assistência a crianças carentes que ficam a ver navios, muitos bilhões continuarão a ser desviados. Pobre Brasil!

    Izabel Avallone

    São Paulo

    *

    ELEMENTAR, WATSON

    Não precisa ser um super detetive para comprovar corrupção ou malversação de verbas nos ministérios: basta seguir o dinheiro (follow the money). Certamente existem contabilizados no Tesouro os valores distribuídos a cada ministério, sob responsabilidade do respectivo ministro e seus departamentos. Seguindo o seu rastro, é possível saber qual resultado foi obtido na ponta final. No caso do Ministério do Esporte, muito dinheiro foi canalizado para ONGs, algumas sérias outras de fachada, mediante assinatura de contratos de prestação de serviços que detalhavam obrigações assumidas para justificar o valor contratado. Que se faça uma auditoria levantando a estrutura e capacitação de cada ONG, confrontando o que foi assumido e feito por ela. Na hierarquia ministerial, levantar quem são os funcionários responsáveis de conferir cada etapa, e autorizar a liberação de mais parcelas do combinado. Várias conclusões ficariam claras: os controles governamentais são deficientes ou não existem; as pessoas não são confiáveis ou são coniventes; os desperdícios poderão ser entendidos, na pior hipótese, como corrupção, ou na melhor, como incompetência. Ambas as situações são altamente prejudiciais aos contribuintes e trabalhadores que muito se sacrificaram para pagar pesados impostos. Ambas indicam melhoria dos controles e demissão sumária dos envolvidos, especialmente do ministro responsável máximo da pasta. Chega de desperdiçarmos tanto dinheiro para a incompetência e corrupção! Para isso só é necessário mais seriedade e vontade política. Elementar, meu caro Watson!

    Silvano Corrêa

    São Paulo

    *

    PC DO B FAZ CHANTAGEM

    Com uma clareza de análise, o jornalista João Bosco Rabello (23/10, A8) realiza uma verdadeira autópsia do cadáver da democracia brasileira, detectando as causas de sua morte precoce. Um tumor comunista cheio de metástases e detectado através de denúncias à imprensa não foi extraído do corpo do governo por ordem do dono do poder – Lula da Silva, e com a obediência explícita de sua preposta presidente, Dilma Rousseff, provando que o ditado "manda quem pode, obedece quem tem juízo" é uma verdade em Brasília. Mas Lula ainda vai ter de mostrar seu poder de convencimento sobre o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que pediu a apuração dos fatos, juntando o nome do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), ao de Orlando Silva (PCdoB), que herdou dele o Ministério do Esporte já com o "bonde da corrupção" andando. Essa junção é tudo o que não quer o PT, e é nesse calo que está pisando o PCdoB para manter Orlando na Pasta. Portanto, chantagem é só mais um dos métodos de que essa fina classe política se vale para garantir seu território. E da democracia falecida ninguém nem fala mais...

    Mara Montezuma Assaf

    São Paulo

    *

    EMPRESA BEM-SUCEDIDA

    Isto, sim, podemos chamar de empresa bem "estudada", "planejada" e "sucedida", que obteve "êxito" e "progresso" imediato: a Contemporanea - Comércio e Serviços, que, além de ter conseguido como cliente nada menos que o "Ministério do Esporte", faturou para o mesmo no dia 26/4/2010, conforme nota fiscal nº 0001, mercadorias no valor de apenas R$ 364.440,05. Com detalhe muito importante: o pagamento pelo Ministério foi efetuado no mesmo dia, conforme cheque nº 900001, de valor igual. E tiveram muitas outras negociatas efetuadas posteriormente da mesma forma, totalizando o valor de R$ 1,3 milhão.

    Angelo Tonelli

    São Paulo

    *

    SEM PRESSA

    A presidente Dilma disse não ter pressa para investigar o ministro Orlando Silva. Presidenta Dilma, há coisas na vida que a pressa é amiga da perfeição, principalmente quando o tema em pauta é a corrupção. O que se pode fazer hoje não deixe para amanhã.

    Virgílio Melhado Passoni

    Jandaia do Sul (PR)

    *

    ESCÂNDALO

    El Gran Circo dos Ministérios de Dilma continua dando seus espetáculos ao seu (des) respeitável público!

    Filipe Luiz Ribeiro Sousa

    São Carlos

    *

    MALFEITOS NO ESPORTE

    Dilma Rousseff, não caia no encanto da sereia. Orlando Silva, ministro do Esporte, não é só mentiroso, não, é cínico também! Até sua esposa, Anna Cristina Petta, está envolvida no desvio do dinheiro da União, por meio de uma ONG comandada por filiados do PC do B. É só acompanhar as matérias investigativas e concretas com fotos e documentos do Estadão que V. Exa. terá noção do montante dos desvios do dinheiro público em convênios com o Segundo Tempo. Ou V. Exa. tem azia em ler os jornais, como o seu padrinho? Está demorando para demitir sumariamente mais um ministro corrupto.

    Edward Brunieri

    São Paulo

    *

    PROCURA-SE

    Com a corrupção correndo solta nos escalões do governo, é estranho o silêncio obsequioso de uma parcela da sociedade que sempre se colocou na vanguarda dos movimentos em defesa dos valores republicanos. Essa parcela é composta por artistas de novela, cantores e intelectuais. Onde estão eles? Sabe-se que a grande maioria é engajada no PT, como Chico Buarque de Holanda, admirador do regime cubano, embora seu lugar de preferência para descanso seja Paris. Mas, deste pode-se esperar pouca coisa, pois sua irmã descolou uma boquinha no Ministério da Cultura. Caetano, Ant...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-dos-leitores/2896599

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)