Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum dos Leitores

    Publicado por Estadão
    há 13 anos

    CORRUPÇAO

    Dúvida

    A presidente Dilma Rousseff pediu à Comissão de Ética que informe os motivos de ter sugerido que demita o ministro Carlos Lupi. Sim, porque são tantas as irregularidades e afrontas à Presidência que realmente não fica claro o porquê dessa recomendação. Será porque em sua gestão existe a suspeita de cobrança de propina para aprovar a criação de sindicatos? Ou pela suspeita de acordos fraudulentos com ONGs? Seria porque o ministro desrespeitou a Presidência, dizendo que não sairia nem à bala? Ou porque acumulou cargos irregularmente? Bom, de fato, entre estas e tantas outras é difícil mesmo saber por que a Comissão de Ética pediu a demissão de Lupi. Afinal, buscar a resposta correta é um bom motivo para adiar a decisão sobre um ministro tão influente e conhecedor dos bastidores do Planalto.

    CARLOS AVILA

    São Paulo

    *

    E era mesmo verdade

    Apesar de ter dito um monte de mentiras, o ministro machão mostrou que é mesmo machão. Disse que não saía nem à bala de grosso calibre. Pura verdade, pois não saiu mesmo. Sabe-se lá que bomba atômica ele tem no arsenal, contra a qual a espingarda de chumbinho de nossa "presidida" nada pode fazer...

    LAZAR KRYM

    São Paulo

    *

    Bomba

    Pelo que se vê, parece que quem manda mesmo é o Lupi. E ao que parece, ele deve ter mesmo uma bomba nuclear escondida na manga. Os outros ministros que pediram demissão e foram homenageados como se fossem maravilhas na cerimônia de posse dos seus sucessores não sabiam tanto quanto este. Se for outra coisa, que nos convençam os do governo, mas com argumentos inteligentes. Esses que costumam usar não enganam nem criancinha.

    MARIA TEREZA MURRAY

    São Paulo

    *

    O que ele sabe e de quem?

    De embasbacar a decisão da presidente de manter o ministro mais uma vez, agora depois da recomendação expressa da Comissão de Ética de demiti-lo do Ministério por falta, exatamente, de ética! Cabe apenas e tão somente uma explicação. Pressão política do PDT não seria, pois para ele tanto faz ser o Lupi ou outro qualquer do partido. Lupi, mais do que evidentemente, sabe alguma coisa muito, muito séria mesmo de alguém muito, mas muito importante para a presidente, que se viu, assim, forçada a aceder a mais esta chantagem. Lembremo-nos dos já célebres "não saio nem à bala" e "eu não sou que nem os outros, não...". Ele sabia do que estava falando e ela, idem, idem. Não há outra explicação possível.

    FERNANDO PIERRY

    São Paulo

    *

    Relutância

    Considerando as acusações que pairam sobre o ministro do Trabalho, andou bem a Comissão de Ética da Presidência da República, em decisão unânime, ao recomendar à presidente Dilma a exoneração de Carlos Lupi. Em nome da transparência e da ética, ante essa nebulosa situação, de difícil compreensão é a relutância da presidente em formalizar o ato.

    MARIO PALLAZINI

    São Paulo

    *

    Lupi e a ética

    Se tivesse ética, não seria necessário a comissão pedir que "saiam com ele", Lupi já teria saído. Pela falta dela, é bem possível que ele constitua uma comissão pedindo que saia... a Comissão de Ética!

    JOAO MENON

    São Paulo

    *

    Rito processual

    No lullopetismo é assim: quem tem de se explicar é a Comissão de Ética.

    A. FERNANDES

    São Paulo

    *

    Velhinhos gagás

    As declarações do deputado Paulo Pereira da Silva, o conhecido Paulinho da Força, a propósito da recomendação da Comissão de Ética à presidente Dilma Rousseff para que demita o ministro Carlos Lupi, trazem a sua marca característica: são grosseiras, ofensivas, de um primarismo vulgar, como costumam ser suas ações e palavras. É uma vergonha que São Paulo tenha como um dos seus representantes na Câmara dos Deputados um indivíduo tão ignorante, bronco e com um currículo, do ponto de vista ético, cheio de episódios duvidosos como ele.

    PAULO A. DE SAMPAIO AMARAL

    São Paulo

    *

    De pasmar...

    Tem razão o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical. Graças à corrupção que se instalou nos últimos anos neste país sob o comando do PT, os homens honestos e sábios são considerados "gagás" e "velhinhos". Realmente, a mediocridade nos meios políticos é de pasmar. Felizmente, ainda temos a imprensa para denunciar e as urnas para mudar.

    JOSÉ MILLEI

    São Paulo

    *

    CONTROLE DA MÍDIA

    Líbero Badaró

    Há 182 anos, Líbero Badaró, em seu livreto Liberdade de Imprensa, desafiou o poder autoritário de Sua Majestade Imperial e Real Dom Pedro I com duras e sábias palavras em defesa do livre pensar e escrever. Quase dois séculos depois, em plena República e democracia, torna-se vital evocar sua lembrança para o enfrentamento da censura disfarçada em vigência no País. Tristes trópicos!

    J. S. DECOL

    São Paulo

    * OBELISCO DO IBIRAPUERA

    Ideia infeliz

    Louvável a todo título a campanha internacional contra a aids. Contudo o Obelisco do Ibirapuera integra a decantada "última trincheira", onde descansam os heróis de 1932. Em passado recente foi reprovada a absurda ideia de enfeitá-lo com luzes de Natal. Agora colocam ali, jazigo de centenas de bravos, o símbolo da campanha? São Paulo tem milhares de locais mais adequados, sem desvirtuamento do nobilíssimo sentido do Obelisco.

    EDUARDO MENEZES SERRA NETTO

    São Paulo

    *

    O QUE É ÉTICA

    Ética, para quem não sabe, é a ciência da moral, dá para entender? Comissão de Ética Pública, vinculada à Presidência da República, zela pela conduta da alta administração federal, para orientar as autoridades a fim de terem uma conduta de acordo com a moral e respeito ao serviço público, que é o mínimo que um homem público e cidadão deve ter, não acham? No entanto o presidente da força sindical e deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT/SP), também conhecido como Paulinho da Força, desconhece o que ética, tendo afirmado que essa comissão é integrada por membros "gagás, velhinhos e retardados", que perseguem o "santo" ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e talvez o desajustado deputado, que fazem parte da base "alugada" ao PT, concordam? A Comissão de Ética recomendou à presidente que exonere o tal ministro, em razão da sua conduta nada recomendável a qualquer cidadão, muito menos para um "ministro". Lamentável é o fato de a presidente não ter tomado essa decisão há muito mais tempo, será que é devido a sua ligação desde que eram companheiros do PDT/Brizola? Antes que surjam mais "podres", pela ética e moral, presidente, demita ou exonere o ministro do Trabalho, bem como o ministro das Cidades, por ser uma questão de honra e respeito ao povo brasileiro!

    Luiz Dias

    São Paulo

    *

    PELA CULATRA

    A Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendou a demissão do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Pelo jeito, a bala a que o ministro se referiu acabará saindo pela culatra.

    Virgílio Melhado Passoni

    Jandaia do Sul (PR)

    *

    CARLOS LUPI X COMISSAO DE ÉTICA

    Sou de opinião de que esse Carlos Lupi já deveria ter sido expelido há muito tempo desse desgoverno petista. Contudo, pergunto: que moral tem a Comissão de Ética do Congresso para recomendar sua demissão? Essa mesma comissão que ultimamente tem absolvido as mais escandalosas e indecentes imoralidades cometidas por parlamentares.

    Paulo Ribeiro de Carvalho Jr.

    São Paulo

    *

    E AGORA?

    Até o conselho de Ética Pública da Presidência da República recomenda – por unanimidade – a demissão do ministro do Trabalho, depois de haver dado respostas 'inconvenientes' á comissão, ao Congresso e à imprensa, sem falar do desafio feito à Presidente quando disse que ela o conhecia muito bem e só sair 'à bala'. E agora, Dona Dilma vai ou não defenestrar o seu grande amigo e 'cumpanhero' de longa data? Afinal de contas já existe outro candidato – o ministro das Cidades – no aguardo!

    Aparecida Dileide Gaziolla

    São Bernardo do Campo

    *

    EU LUPO, ELES LUPI

    Acho que a dúvida não é da presidente Dilma, com referência ao Lupi. Talvez o "ex-presente" presidente Lulla é que, mesmo de São Paulo, deve continuar interferindo. O esquema já estava traçado há muito tempo. Lupi occursum eorum pares (Os lobos respeitam seus iguais).

    José Jorge Ribeiro da Silva

    Campinas

    *

    FORA

    Que o Lupi já era não temos mais dúvidas, o importante agora, e já que até o Conselho de Ética da Presidência recomenda sua saída, por tantas irregularidades, é continuar as investigações e o Ministério Público e que o procurador-geral não aliviem, como regularmente fazem com os cumpanheiros, como o Palocci. Chegou a hora de a verdade nua e crua, doa a quem doer apareça, e seja a primeira preocupação das nossas autoridades e que a presidenta se conforme com essa herança maldita ou malditíssima e faça o mais breve possível uma reforma ampla geral e irrestrita? Não podemos mais conviver e aceitar falcatruas, ba...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-dos-leitores/2950727

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)