Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum dos Leitores

    Publicado por Estadão
    há 12 anos

    STF x CNJ

    O melhor

    Disse o presidente do STF que este é o melhor Judiciário que o Brasil já teve. Se isso é verdade, nada a temer. Assim o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pode fiscalizar à vontade, pois o melhor não deve e quem não deve não teme.

    CIRO BONDESAN DOS SANTOS

    São José dos Campos

    *

    O Judiciário e a Nação

    "Só uma nação suicida degrada o Judiciário", disse o ministro Cezar Peluso, do STF, na abertura deste conturbado ano judiciário. E só magistrados "homicidas" se entregam à corrupção, sem resistir às tentações que diariamente desfilam diante de um juiz, fatos que ocorreram em maior número e repugnante torpeza do que imaginávamos - e soubemos pelas denúncias da corregedora Eliana Calmon e pelo incansável trabalho investigativo da imprensa.

    AMADEU R. GARRIDO DE PAULA

    São Paulo

    *

    De degradação

    Só uma nação suicida degrada o Judiciário? Um Judiciário suicida é que degrada uma nação...

    JOSÉ EDUARDO ZAMBON ELIAS

    Marília

    *

    Nação é uma definição coletiva impessoal e indeterminada, incapaz de degradar qualquer instituição. Quem pode degradar o Judiciário são unicamente seus atuantes. E a Nação brasileira só assiste, assustada, a óbvios sinais de corporativismo ante a corrupção de alguns membros das Cortes, indignos de qualquer um dos três Poderes democráticos, dos quais se esperam qualificações correspondentes, elevado espírito cívico e um mínimo de humildade.

    GERHARD FINK

    Atibaia

    *

    O sr. Peluso precisa olhar para dentro do Judiciário, pois houve autodegradação, uma vez que esse Poder não expurgou os maus elementos que ali trabalham.

    RENZO ORLANDO

    São Paulo

    *

    Concordo inteiramente com o presidente do STF quando declara que degradar o Judiciário é suicídio. Acrescento que dificultar a punição de "bandidos de toga" também degrada o Judiciário.

    JOSÉ SEBASTIAO DE PAIVA

    São Paulo

    *

    Referência positiva

    Tenho plena convicção de que a grande maioria do quadro do Judiciário é do bem. Porém temos de admitir que esse Poder passa por uma crise. Sobre a declaração do presidente do STF - "só uma nação suicida degrada o Judiciário" -, penso que o inverso também é preocupante: um Judiciário degradante pode levar a nação ao suicídio. Existe um pensamento suíço: "Conselhos são anões, exemplos são gigantes". A sociedade precisa de uma referência positiva - principalmente nossas crianças, que já "nascem com chip" e entendem mesmo em tenra idade.

    EMÍLIO CARLOS DOS SANTOS

    Barretos

    *

    DIPLOMACIA

    Empréstimo a Cuba

    Mesmo com toda a restrição do ponto de vista político, é muito elogiável a decisão da nossa presidente de conceder empréstimo a Cuba para ajudar e reorganizar a compra/produção de alimentos para o sofrido povo cubano (mesmo diante do fato de que isso não foi conseguido durante os longos anos de totalitarismo!). Todavia recomendaria, para o bem dos cubanos, que esse empréstimos, como outros subsídios, não seja entregue para gerenciamento da nossa Caixa Econômica Federal. O padrão burocrático dessa digna instituição é tão "eficiente" que os supostos beneficiários criariam teias de aranha na boca antes de o alimento chegar a eles - vide a grande lista de famílias aguardando um abrigo prometido pelo Minha Casa, Minha Vida e casas prontas trancadas.

    GIOVANNI PENNESI

    Lins

    *

    Inocentes

    Somente inocentes podem ter sido surpreendidos pelo caloroso apoio da presidente à ditadura cubana. Pois não é esse tipo de regime que seu partido quer para nós? Esse apoio pode ser medido pelo bilhão de reais que será jogado lá, sem chance de retornar. O Congresso aprovou essa doação? Estava no Orçamento? Se não aprovou, o Executivo pode ir jogando fora dinheiro assim, a seu bel-prazer? Quanto será que as construtoras brasileiras que participarão das obras do investimento vão doar ao ParTido por ocasião das eleições? É possível que o montante já esteja definido...

    WILSON SCARPELLI

    Cotia

    *

    Ditadores 'gigolôs'

    Se o Brasil tem tanto capital a ponto de financiar o feudo dos irmãos Castro, devia antes socorrer nossos patrícios assolados por desastres naturais. Chega de sustentá-los com nosso dinheiro, ainda mais que certamente vai servir para incrementar a tortura nos cárceres políticos da ilha.

    IRACEMA M. OLIVEIRA

    Praia Grande

    *

    Embargo e paraísos fiscais

    Li num jornal francês, há anos, que para compensar o embargo americano a extinta URSS despejou US$ 5 bilhões/ano na ilha de Fidel, de 1960 a 1989, quando o socialismo faliu. A dinheirama, porém, de nada serviu ao povo, segundo o jornal, pois foi parar nas mãos de dirigentes cubanos, soviéticos e socialistas de todo o mundo, que a desviaram para paraísos fiscais que, não por coincidência, surgiram em volta de Cuba (Ilhas Cayman, etc., etc.).

    LUIZ HENRIQUE PENCHIARI

    Vinhedo

    *

    Outra ilha tropical

    Existe uma ilha tropical governada por uma mulher de esquerda, como Dilma. Tem o segundo melhor IDH, as escolas públicas são de qualidade e o analfabetismo é quase zero. E valoriza o turismo. Há mais de cem anos o povo elege o primeiro-ministro, sem golpes de direita ou esquerda. Lá vivem imigrantes do mundo todo, como no Brasil. Não tem paredón nem prende e mata quem discorda do governo. É a Austrália.

    MARCELO CIOTI

    Atibaia

    * MARIO NEGROMONTE

    No apagar das luzes, ou seja, antes da sua saída oficial, o ministro das Cidades Mario Negromonte distribuiu a torto e a direito as verbas do seu ministério aos seus pares. Ou seja, a presidente Dilma já deveria ter tomado uma atitude mais séria, demitindo o ministro. Com isso evitaria mais uma falcatrua. Ministros estão no poder só pelo poder, não para ajudar a população carente e necessitada. Eles querem se apoderar de tudo e fazer média com seus parasitas. Por essa e por outras, no primeiro grito ou escândalo, devem, sim, ser exonerados, para o bem do serviço público. Quanto mais demora, a coisa fica mais feia e sem controle. Mais um para o Guinness da nobre presidenta e da herança malditíssima de sua Excelência Lula, o cara.

    Anibal Vilari

    São Paulo

    *

    JÁ VAI TARDE

    O ministro Mário Negromonte deixa o governo. Já vai tarde.

    Cícero Sonsim

    Nova Londrina (PR)

    *

    FORÇANDO A RIMA

    Mais um ministro fora! Sai bandido entra bandido e ninguém vai para o presídio. Ainda bem que existe a licença poética.

    Orivaldo Tenorio de Vasconcelos

    Monte Alto

    *

    PROCURA-SE

    O Sr. Aguinaldo V. B. Ribeiro, da Paraíba, líder do PP na Câmara dos Deputados e filho do ex-deputado Enivaldo Ribeiro, é o novo ministro das Cidades. Como sempre, a "presidenta" escolheu "muito bem" seu novo colaborador, pois há notícias de que o Sr. Aguinaldo responde a um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura crimes previstos na Lei de Licitações. A "presidenta" poderá argumentar que achar um ficha-limpa na política brasileira é o mesmo que encontrar uma agulha no palheiro. Mas será que, dentre tantos cidadãos brasileiros capazes e honestos, não existe um que possa ocupar esse cargo? "Presidenta", bota anúncio no caderno de Empregos do Estadão!

    Alberto Bastos Cardoso de Carvalho

    São Paulo

    *

    PAPAI NOEL

    Cai mais um ministro e entra outro já com denúncia nas costas. E há quem ache que agora vai melhorar. Pobre país. Ainda esperando pelo Papai Noel...

    Ricardo Marin

    Osasco

    *

    FAVORECIMENTO

    Francamente! Sai um corrupto, pego com a boca na botija, e entra outro! Como é que o Brasil vai para a frente desse jeito? O antigo nem saiu e já está para entrar Aguinaldo Ribeiro, líder da bancada do PP na Câmara, que já favoreceu, no Orçamento da Câmara de 2012, a cidade onde sua irmã é candidata! Já imaginaram como ministro o que vai aprontar e quem vai favorecer? Dona Dilma é uma péssima gerente, se deixar esse deslize passar. É por essas e outras que o Brasil continua no pé que está.

    Cláudia Bezerra de Menezes

    São Paulo

    *

    TELHADO DE VIDRO

    Constantes pedradas atingem os telhados de vidro do ministério de Dilma.

    Roberto Twiaschor

    São Paulo

    *

    COMPARAÇÕES INÚTEIS

    A presidente Dilma Rousseff, em Cuba, pretendendo justificar o injustificável – a violação aos direitos humanos na Ilha –, alegou que "todos têm telhado de vidro". Vamos lembrar à digníssima presidente que ela, uma antiga militante de esquerda, foi eleita democraticamente para cumprir um mandato de quatro anos. É certo que no Brasil tivemos os anos de chumbo, felizmente, porém, a nossa democracia está plenamente consolidada, bem diferente de uma ditadura que se inscrusta no poder há mais de meio século, suprimindo e levando à tortura quem ousar contestar o regime vigente no país.

    Francisco Zardetto

    São Paulo

    *

    FRAGMENTOS

    Sra. Dilma, a pedra que caiu em "telhado de vidro" só produz estilhaços de "vidro". Já em Cuba, os fragmentos são vidas humanas encarceradas e mortas como os dissidentes que Lula e a senhora ignoraram. Inclua-se a blogueira Yoani Sánches, que, pelos antecedentes castristas, tem vida curta...

    Paulo de Souza Cavalcanti

    São Paulo

    *

    ESTILINGOU, QUEBROU

    Tudo bem que cada país tenha "telhado de vidro", a diferença apenas é de que alguns, têm um telhado de vidro tipo "canelado" bem fino e vagabundinho, mas há outros países que s...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-dos-leitores/3008610

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior Eleitoral
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal Superior Eleitoral TSE - REPRESENTACAO: Rp XXXXX-20.2022.6.00.0000 BRASÍLIA - DF XXXXX

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)