Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum dos Leitores

    Publicado por Estadão
    há 12 anos

    GREVE NAS FEDERAIS

    Hospitais parados

    A greve nas universidades federais do País levou à paralisação de 16 hospitais-escola, como noticiou o Estado (29/6, A18). O sr. Samuel Felipe do Nascimento, de 69 anos, saiu à meia-noite de Afogados da Ingazeira (o nome já diz tudo), a 386 km do Recife, e chegou às 7 horas ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Na portaria, porém, os servidores se revezavam entre o jogo de dominó, a escala de trabalho e a informação cruel aos pacientes de que não haveria atendimento. Apesar de tudo, vamos em frente, brava gente!

    AMADEU R. GARRIDO DE PAULA

    amadeugarridoadv@uol.com.br

    São Paulo

    É o básico

    56 universidades federais estão em greve há mais de 30 dias, e algumas delas até há mais tempo. E qual foi a providência tomada pelo Ministério da Educação de Aloizio Mercadante? E o que fez a implacável administradora Dilma Rousseff, além do estadista de Garanhuns? Essa interminável greve é uma demonstração de que os governos da dinastia Lula sabem como ninguém torrar dinheiro público em bolsas de todos os tipos, aparelhar o Estado brasileiro e pagar salários milionários aos "amigos do rei", mas é inegavelmente e totalmente incompetente quando se trata de cumprir as suas mais básicas obrigações.

    VICTOR GERMANO PEREIRA

    victorgermano@uol.com.br

    São Paulo

    Palhaçada

    Minha filha é caloura do curso de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e, ao que parece, em 2013 ela será caloura novamente. Depois de estudar tanto para ingressar numa faculdade de medicina, os estudos param por causa de greve. Desculpem-me, mas que palhaçada é esta?!

    VERALICE MORAIS

    veralice@uol.com.br

    São Paulo

    Um mês, sem solução

    É lamentável a situação por que passam os estudantes das universidades federais paralisadas. Estão desanimados e sem rumo. Mais lamentável, entendo, é não encontrar mais reportagens sobre o problema, como se fosse um fato sem expressão e isolado. Um país que pretende estar ao lado das nações desenvolvidas não pode aceitar um descaso dessa proporção. Um mês sem aulas! É de perguntar se o problema é restrito à remuneração dos professores ou a outros que a União está impossibilitada de resolver.

    PAULO VAZ DE LIMA

    avacanoeiro@hotmail.com

    Limeira

    Faz de conta

    Até quando as greves das universidades federais continuarão sem solução? Má vontade política, vistas grossas de parte da imprensa e o silêncio da sociedade retratam a balbúrdia que virou nosso Brasil. Quem não faz parte do universo acadêmico pode até se sentir de certa forma alheio ao problema, afinal, em que a paralisação das aulas afeta nossa vida? A resposta é simples: perdemos todos nós, brasileiros, porque somente com pessoas qualificadas é que poderemos desenvolver as tecnologias e o conhecimento tão necessários para o desenvolvimento do nosso país. Enquanto o impasse persiste, continuamos a ser marionetes de pseudointelectuais partidários da construção do reinado do imperador Lula, que fazem de conta que nada acontece.

    MARCOS ROBERTO DA SILVA

    vanmarcos@hotmail.com

    Campinas

    EDUCAÇAO

    10% do PIB

    Só quem está na ponta da linha (estudantes, professores e gestores) sente no dia a dia o quanto é pequeno o investimento na educação pública e quão grande é a demanda do setor. 10% do produto interno bruto (PIB) é e sempre foi uma bandeira política das instituições que acompanharam a tramitação do Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE). Não poderia ser de outra forma, já que o trabalho era feito na Câmara dos Deputados, uma casa política. Mas foi uma bandeira defendida com argumentos técnicos. Os 10% são necessários para cumprir as 20 metas e as mais de cem estratégias aprovadas no plano, como comprovou, em números, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. De onde tirar o dinheiro? A resposta já foi dada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão do governo. Parafraseando Paulo Freire, a educação não muda um país, quem muda são as pessoas. Mas essas pessoas devem ter uma educação pública de qualidade.

    CLEUZA RODRIGUES REPULHO, secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

    undimenacional@undime.org.br

    Brasília

    CORRUPÇAO

    Caso dólares na cueca

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) livrou da acusação de improbidade administrativa o irmão de José Genoino e vice-líder do PT, José Guimarães, vulgo Cuecão de Ouro. Nem o fato de ele ter sido pego no Aeroporto de Congonhas transportando R$ 100 mil na cueca e mais R$ 209 mil numa maleta foi suficiente para incriminá-lo. Que mais evidências seriam necessárias para que a Justiça entendesse que ele fazia transporte de dinheiro sujo para o PT e de forma ilícita, sem declaração? Será essa decisão um princípio para o julgamento dos mensaleiros, que começará em 2 de agosto? Se for, creio que está na hora de fazermos um panelaço em Brasília e pelo País inteiro, pois corre na internet que o PT armou uma corriola para fazer pressão virtual sobre os juízes para que inocentem os réus mensaleiros. Se isso acontecer, será o início do fim. O Brasil finalmente se transformará numa Brasiuela bolivariana, como sonham o PT e as republiquetas da Unasul.

    MARA MONTEZUMA ASSAF

    montezuma.scriba@gmail.com

    São Paulo

    Dois Brasis

    No Estadão de ontem, o resumo de dois Brasis: na página A18, a história de brasileiros esmolando saúde, jogados às baratas, morrendo na porta dos hospitais em greve; e, nas páginas A8 e A9, o bem nutrido pela seiva política Cláudio Monteiro, chorando lágrimas de crocodilo ao ser "elogiado" como homem honrado e honesto em depoimento na CPI do Cachoeira, e a notícia de que o STJ livrou o envolvido no caso dos "dólares na cueca". Neste país, o dinheiro que deveria ter ido para a saúde vai parar na cueca dos políticos e, pior, sob as bênçãos benfazejas do Judiciário.

    ANTONIO BONIVAL CAMARGO

    bonival@camargoecamargo.adv.br

    São Paulo

    ELEIÇAO 2012

    Contas-sujas liberados

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que políticos com contas de campanhas eleitorais rejeitadas poderão se candidatar este ano. Com um TSE deste, não há ficha-limpa que resolva. Liberou geral!

    JUDSON CLAYTON MACIEL

    judson@judsonline.com

    Rio de Janeiro CISCO NO OLHO DOS OUTROS

    No Brasil há anos, a Petrobrás tem ficado no vermelho, cor do partido que a conduz após seu aparelhamento desde 2003. Na Venezuela a democracia agoniza sob o comando de Chávez, enquanto a inflação e a criminalidade disparam junto com a falta de alimentos. A Argentina sucumbe a um populismo de Estado que está parando o País, com greves intermináveis que refletem uma insatisfação generalizada do povo com a conduta da presidente. Já no Uruguai, o governo estuda estatizar a produção e distribuição de maconha. Estaria essa confraria - Brasil Argentina Venezuela Uruguai-, habilitada a punir um país que cassou o mandato de seu presidente dentro dos preceitos constitucionais com uma esmagadora aprovação da Câmara e do Senado? A imposição de sanções contra Paraguai e a proposta feita pelo déspota venezuelano a militares paraguaios, para que cercassem o Congresso incitando-os a se sublevarem contra o novo presidente, não seria uma inaceitável ingerência em assuntos internos de outro país, em vez de resolverem os próprios problemas internos?

    Peter Cazale

    São Paulo

    *

    VALE E PETROBRÁS

    A Petrobrás, disparado, hoje seria a maior empresa na face da terra caso fosse, a exemplo da Vale, privatizada.

    Humberto Schuwartz Soares

    Vila Velha (ES)

    *

    DEMOCRACIA SÓ NO PAPO

    Péssimo exemplo dá o governo brasileiro, (como é de hábito, diga-se de passagem, principalmente quando o assunto é política internacional), decidindo junto com o Uruguai e a combalida Argentina em suspender o Paraguai do Mercosul até as próximas eleições a serem realizada na terra dos nossos parceiros de Itaipu em 2013. Ou seja, os petistas que não conseguem digerir a cassação legítima do Fernando Lugo pelo Congresso paraguaio, armam um verdadeiro golpe contra o país vizinho. Talvez até para confortavelmente incluir dentro dos porões desta tramoia, a Venezuela oficialmente no Mercosul, porque o último voto que poderia consagrar a entrada do país do Hugo Chávez neste mercado comum dependia do Congresso do Paraguai. É por essas e outras que o Brasil não consegue assento permanente no Conselho de Segurança da ONU...

    Paulo Panossian

    São Carlos

    *

    INCOERENCIA DO GOVERNO

    O ex-presidente Lugo sofreu impeachment por uma vontade expressa do Congresso Paraguai eleito democraticamente pelo povo por razões claras. Os paraguaios, em sua grande maioria, aceitaram pacificamente o ato. Esta constatação parece não ser observada pelo governo brasileiro, que desta vez, ao contrário de outras quer interferir no parlamento de um país democrático cujo impedimento do presidente está expresso em sua Constituição. Por que desta vez, ao contrário de outras, frente a atitudes antidemocráticas de outros países do Mercosul, tanto Lula como Dilma se calaram?

    Leila e. Leitão

    São Paulo

    *

    PARAGUAI X VENEZUELA

    São vergonhosos os passos da “diplomacia” brasileira, de nove anos para ca, sempre ao lado dos países em que há muito a democracia morreu. Agora temos o deprimente espetáculo ...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-dos-leitores/3167515

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Exigir Contas - Ação de Exigir Contas

    Petição Inicial - TJSP - Ação Execução de Título Extrajudicial Movida - Execução de Título Extrajudicial - de Banco Safra contra Embakeep Importadora e Com. de Embalagens e Descart, Banco Santander (Brasil e Banco Bradesco

    Petição Inicial - TJSP - Ação Execução de Título Extrajudicial Movida - Execução de Título Extrajudicial - de Banco Safra contra Embakeep Importadora e Com. de Embalagens e Descart, Banco Santander (Brasil e Banco Bradesco

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)